quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Publimemória: no tempo das páginas duplas...

 


por Ed Sá

O anúncio acima foi reproduzido do excelente site Propagandas Históricas, uma página fundamental para as novas gerações conhecerem um importante aspecto da publicidade antes da internet. 

Campanhas como a da Duloren estampavam vistosas páginas duplas da Manchete. Impossível não vê-las.  Há poucos dias, um relatório do IVC registrou a queda de circulação das versões impressas dos jornais. Em média, entre os dez grandes veículos nenhum ultrapassa  80 mil exemplares. Nos últimos anos, muitas revistas fecharam ou sobrevivem apenas em versões digitais. No caso dos jornais, registra-se um aumento considerável de assinantes do digital. Trata-se de uma tendência mundial. Mas não há como negar que anúncios nas revistas coloridas impressas tinham um impacto visual que o  meio digital acessível nas telas dos celulares não alcança. Muitos eram verdadeiras obras de arte. Outros eram ousados, como esse da Duloren, uma peça publicirária inconcebível atualmente. Com certeza provocaria polêmicas.  

Nenhum comentário: