sábado, 26 de fevereiro de 2022

A nova Era do Descobrimento - Treinadores portuguêses desembarcam no futebol brasileiro

por Niko Bolontrin 

Sabe a área para treinadores delimitada à margem dos cmapos de futebol? No Brasil virou território português. É um risco (perdão pelo trocadilho). E se, no futuro, um governante português aloprado reivindicar aqueles metros quadrados como possesão lusitana? Força-tarefa formada por técnicos e seus staff - todos eles trazam preparadores físicos e outros  auxiliares - intensificaram o desembarque no Brasil desde que o Flamengo trouxe Jorge Jesus. Não vieram de caravelas, nem celebraram a Segunda  Missa, mas dominaram a aldeia. 

No momento, pontificam Abel Ferreira (Palmeiras), Vítor Pereira (Corinthians), Paulo Sousa (Flamengo) e, em outras capitanias, Paulo Morgado (Nacional-AM) e Luís Miguel Gouveia (Caiçara-PI),  

Nem sempre os treinadores portugusesses resistem aos passaralhos que rondam o cargo. No Brasil, se um técnico perde três ou quatro jogos seguidos vira morto-vivo e logo é fritado e demitido. Aconteceu com Ricardo Sá Pinto (Vasco da Gama), António Oliveira (Athlético Paranaense), Paulo Bento (Cruzeiro) e outros. 

O futebol portuguûes formou uma escola de treinadores. A grande estrela é José Mourinho, hoje no Roma. São profissionais que circulam por clubes europeus onde ganharam experiência, todos falam ingês.O idioma de Shakespeare é, aliás, muito utilizado para comunicação com os jogadores brasileiros. Vários deles rodados na Europa entendem melhor inglês do que o português de Portugal, pois, pois. E quem não atuou na Premier League mas trabalhou com o "tchicha" Joel Santana também se vira. "Papai Joel"poderia até elogiar os patrícios que estão moderrnizando o futebol brasileiria - "Tu teami prei veri gudi! From birráind, from de léfiti, de raiti..." -  diria, mas lamentaria pelos treinadores brasileiros desepregados. Ele, inclusive.  

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Esse afã, de nossos clubes de futebol, de contratar técnicos portugueses, entendo como uma fase modista. Esse modismo passará e voltaremos aos nossos tradicionais técnicos brasileiros, que não inovam e se repetem em cada Clube que passam a exercer essa profissão. Retranqueiros , porque sabem que depois de 3 derrotas seguidas ou não, serão demitidos. Deve ser horrível viver sob esse clima de insegurança. que os técnicos brasileiros enfrentam. Fico curioso em saber como. são estabelecidos as normas contratuais. Se ambas partes, Clube e técnico sabem, que 3 ou 4 derrotas consecutivas ou não, esse contrato será rompido, como ficará esse rompimento: o técnico terá d indenizar o clube ou o Clube terá de indenizar o técnico?