quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Pantanal da Globo, que estreia em março, e Pantanal da Manchete, de 1990, na máquina do tempo

Rede Globo lança o trailer do remake da novela Pantanal.

por Ed Sá

Estreia em março a novela Pantanal, da Globo. Foi também em um mês de março, em 1990, que a Rede Manchete lançou a versão original criada por Benedito Ruy Barbosa. Foi o maior sucesso da emissora de Adolpho Bloch. Um marco no gênero. Bateu a Globo sucessivamente no ibope. 

Há poucos anos, a revista Veja apontou Pantanal como a quarta melhor novela da história da televisão brasileira em um ranking liderado por Avenida Brasil e Vale Tudo, com Roque Santeiro em terceiro. 

O Brasil mudou muito entre essas duas edições de Pantanal. Em 1990, o pantanal matogrossense ainda era um ecossistema protegido. Se a Amazôniacomeçou a sofrer nos anos 1970 a ofensiva destruidora promovida pelos militares da ditadura, a extraordinária planície alagada do Centro Oeste - uma das maiores do mundo -, escapou na época à falta de visão e às manobras corruptas dos "gorilas". Hoje,. infelizmente, sucumbe ao agronegócio predador, às queimadas, ao desmaramento, e caminha para a destruição. 

O Brasil também não sai bem na foto. Em 1990, a "novela" exibida na Globo era a do governo que a rede dos Marinho ajudou a eleger: o desastre de Collor de Mello. A geração que viu Pantanal sabe o que isso significou. Hoje, 32 anos depois, a audiência do remake encara fora da ficção a vergonha, o vexame e a tragédia politica de ter um meliante como Bolsonaro na presidência. Elemento, aliás.  tembém eleito pela Globo que apoiou o "posto Ipiranga" Paulo Guedes como justificativa para aderir ao Bozo. Este, aliás, busca a reeleição e provavelmente - pelo menos em um eventual segundo turno que tenha Lula do outro lado -  poderá receber o apoio da Globo. São mais parecidos do que parece. Mas essa é outra novela. Por enquanto o que vai ao ar é o velho Brasil rebobinado pronto para sentar no sofá e ver a nova novela das nove na Globo.

Ontem foi lançado o trailer de Pantanal

Veja AQUI

O logotipo da novela Pantanal, da Rede Manchete, em 1990.

E aproveite e relembre a abertura de Pantanal de Rede Manchete

AQUI 

Um comentário:

Lícia disse...

Novela que marcou época.. inesquecível. A Globo tem a manhã em fazer novela. Tenho certeza que fará bem feita. Se vai ser um fenômeno como foi a Manchete é outra história e o povo vai mostrar