domingo, 6 de fevereiro de 2022

O dia em que a Covid-19 chegou a Riachão do Bacamarte, no agreste da Paraíba • Por Roberto Muggiati

Riachao do Bacamarte. Foto Facebook
Um ano e dez meses depois de ter irrompido do outro lado do mundo, a 15.870 km de distância, em Wuhan, na China, a Covid-19, doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) provocou a primeira morte no pequeno município de Riachão do Bacamarte, no semiárido da Paraíba. Era o último dos 223 municípios do estado a não ter registrado morte causada pela Covid-19. Confirmado só neste sábado, 5 de fevereiro de 2022, o óbito na verdade aconteceu em 31 de outubro do ano passado. A vítima é uma mulher de 35 anos. O município não informou se ela sofria de alguma comorbidade e se tinha esquema vacinal completo.


Riachão do Bacamarte fica na Região Metropolitana de Itabaiana. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 4.312 habitantes, distribuídos em 38 km² de área. Em julho de 2021, quando a cidade já era a única da Paraíba sem mortes por Covid-19, a TV Paraíba fez uma reportagem sobre o combate à pandemia no local. Moradores relataram que, entre as medidas de prevenção, estava o uso de carros de som que informavam os moradores sobre os protocolos sanitários. Na ocasião, a cidade contava com duas unidades de saúde, uma delas para atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19 .

Os riachonenses têm um belo brasão de armas e até um hino. O município fica na região de Campina Grande, a 100 km da capital, João Pessoa. Em homenagem à brava cidade, vamos ouvir o seu hino?

https://www.youtube.com/watch?v=r62ks1Uj1Ss


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse prefeito bem que podia ser ministro da Saúde