sexta-feira, 5 de junho de 2020

Cinememória - "Indians!" : a la Jack Nicholson, uma receita para a quarentena...


Pesquisas apontam que aumentou o consumo de bebidas em casa durante a quarentena. Em parte, o fechamento de bares e restaurantes incentivou o reforço das adegas e prateleiras caseiras. Em parte, a ansiedade e o tédio ajudaram a encher os copos.
O fato é que tem muita gente se sentindo como o advogado George Hanson, o personagem de Jack Nicholson que se incorpora à dupla Billy e Wyatt, vividos por Dennis Hooper e Peter Fonda. Ele é o bebum do grupo. Sempre que virava um shot falava "indians" entredentes enquanto o álcool queimava na garganta. Foneticamente correto, ele pronuncia "injuns".
O que se diz é que a famosa fala foi um "caco" do ator. Nessa cena, ele dedica "a primeira do dia", uma farta dose do uísque Jim Bean, ao "velho D.H. Lawrence".
O escritor defendia que os Estados Unidos deviam se reconectar à identidade perdida,  à cultura indígena, à terra e seus espíritos, como o continente aborígene que foi um dia.
Tudo a ver com a busca dos cavaleiros das Harley Davidson que zoaram no filme Easy Rider.
Então é isso: "indians!" para todos nós em interminável quarentena. (José Esmeraldo Gonçalves)

VEJA A CENA DE JACK NICHOLSON AQUI

3 comentários:

J.A.Barros disse...


Esse filme, visto hoje, não causa o mesmo impacto que causou há anos, quando foi lançado, levando ao estrelato os dois protagonistas do fllme, Peter Fonda e Dennis Hooper.

J.A.Barros disse...

A presença do Jack Nicholson no filme, não teve muita explicação e sentido e logo o tiraram do filme com sua morte que também não foi muito bem explicada. Simplesmente desapareceu do filme e a sua ausência nem foi percebida.

Lourival de Caxias disse...

Sensacional a cena e verdade que uma boa bebida é o amigo nessa tristeza de não poder sair. Mas vai passar