domingo, 21 de junho de 2020

Fotomemória da redação - 50 anos da Copa de 70, segundo o trio do Tri: Orlando Abrunhosa, Jáder Neves e Ney Bianchi

Pelé

Gérson

Pelé sobe mais do que Bobby Moore

O capitão abraça o rei

Vibração

Carlos Alberto comemora

Pelé faz...

...fila de uruguaios

Rivelino dispara um foguete

Os heróis do Tri

E o trio da Manchete e Fatos & Fotos: os saudosos Jáder Neves, Orlando Abrunhosa e Ney Biachi

Na capa da Fatos & Fotos, a famosa foto de Orlando Abrunhosa, eleita a melhor da Copa de 70. 

Na edição especial da Manchete, o compacto com os gols narrados por Waldir Amaral e Jorge Coury
FOTOS DE JÁDER NEVES E ORLANDO ABRUNHOSA
(Reproduções Manchete)

A Copa do Mundo de 1970, no México, há 50 anos, foi uma histórica conquista esportiva e um evento jornalístico com características especiais. Pela primeira vez, o Brasil via os jogos pela TV, ao vivo. Em preto e branco, embora as antenas da Embratel recebessem as imagens ema cores, tecnologia que só chegaria ao povão em 1972. Apenas convidados especiais da empresa tiveram o privilégio de ver as imagens coloridas do Tri em salas vips.

A Copa do México era a quinta que a Manchete cobria. A revista temia um possível impacto da transmissão ao vivo na venda das edições. Mas a cobertura dos primeiros jogos, com a Fatos & Fotos chegando rapidamente às bancas e com a Manchete, mais ampla, lançada um dia depois, mostrou que a TV ao vivo não atrapalhava. As edições se esgotavam. 

A equipe formada pelo repórter Ney Bianchi e os fotógrafos Jáder Neves e Orlando Abrunhosa produziu ao longo da Copa um total de 12 edições regulares e quatro especiais. 

Havia um enorme esforço de logística. Assim que cada jogo acabava, começava a corrida para enviar o material para o Rio de Janeiro no primeiro avião da Varig. Se não houvesse voo direto para o Brasil naquele momento, as fotos eram despachadas para Quito ou Bogotá e embarcadas em conexão de jatos da voadora brasileira rumo ao Rio. As tripulações cuidavam gentilmente para que tudo funcionasse sem extravios. O sistema nunca falhou. A conquista da Seleção Brasileira, que jogou a final com a Itália no dia 21 de junho, foi também um dos grandes momentos das duas revistas semanais da Bloch.

5 comentários:

Wedner disse...

Uma seleção fantástica. Craques que vestiam a camisa e levaram para o México a garra inspirada por João Saldanha, que montou esse timaço de feras.;

Rogério disse...

Pessoal da Manchete, aquele abraço

J.A.Barros disse...

Esse trio de profissionais da imprensa, trouxe nas suas publicações na revista manchete, grandes histórias contadas por New Bianchi, um redator de qualidade profissional invejável e pelas fotos desses dois fotógrafos Jader Neves e Orlando Abrunhosa, profissionais da fotografia que registraram com suas máquinas os grandes lances do futebol arte da Seleção brasileira na Copa de 1970, no México, em que o brasil se tornou tri–campeão mundial da Copa do Mundo.

Pedro Cardoso disse...

Olá! Preciso muito contatar a família do Jader Neves. Alguém poderia me ajudar?

Editor disse...

Caro, temos os contatos abaixo, não sabemos se ainda válidos.
Jubal Neves (irmão do Jáder Neves) - 2284 0012 / 2261 6338