sábado, 12 de outubro de 2019

Surfe ferroviário à francesa. Uma onda que nasceu no Rio?

Surfando no metrô em Paris. Reprodução revista "M", do Le Monde

A revista "M", do Le Monde, publica uma matéria sobre surfistas ferroviários em Paris. A onda chegou ao metrô da capital, especialmente à linha 6 que tem trecho a céu aberto e passa ao lado da Torre Eiffel. A vista é deslumbrante, o que explica a preferência dos surfistas que postam fotos e vídeos das manobras no teto da composição.

A reportagem afirma que esse tipo de desafio urbano fora da lei, que já causou mortes em vários países, começou na Alemanha nos anos 1990.

Há controvérsias.

No Índia, o "surfe" ferroviário é massificado, por necessidade. Reprodução Twitter
Tanto a invenção pode ser da Índia - não por esporte mas por necessidade, os trens lá são mega lotados -, ou do Brasil, mais precisamente dos subúrbios cariocas.


A revista Trip publicou em abril de 1988 uma reportagem sobre os surfistas ferroviários do Rio de Janeiro. "Agachados ou em pé, fazendo estilo como se estivessem surfando uma onda, os atletas descobrem aí a sensação de deslizar no espaço, o tesão do vento na cara, a 80 quilômetros por hora. O destino é o local de trabalho, que pode ou não ser alcançado. Vai depender dos obstáculos: linhas de corrente elétrica, a cerca de um palmo da cabeça, ou um túnel inesperado, ou um trem em sentido contrário, ou a repressão policial. Centenas de garotos, entre dez e 20 anos, que descobrem a adrenalina como forma de protesto. Imagens lisérgicas, chocantes, matéria-prima para um filme de Ridley Scott", assim o repórter Fernando Costa Netto descrevia a pratica perigosa e ilegal que o fotógrafo Marcos Prado registrou para a Trip.

Segundo a "M", a travessia do Senna sobre teto do metrô é considerada o Everest dos surfistas ferroviários que também deslizam nas linhas de Moscou, Berlim, Melbourne, Nova York e Estocolmo.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse trem da Índia á alguma coisa de extraordinário. Parece um monstro criado pelos estúdios de Hollywood, avançando pelo espaço aberto na procura de alguma coisa que nunca vai encontrar. É uma lagarta? é um pássaro do paraíso? é um gigante das planícies que devora a tudo que vem à sua frente? Não, é um trem da Índia levando milhares de indianos para suas casas ao entardecer.

J.A.Barros disse...

É o trem humano. Movido a energia humana ele avança pelas planícies Indianas, à toda velocidade, para Mumbai, Calcutá, para o palácio do Taj Mahal. as selva de Bengala, em busca do tigre perdido enfim, cruza toda a India cumprindo o dever e a promessa aos inglêses que nunca deixaria os indianos a pé. E até hoje, mesmo enfrentando as munções dos temporais indianos, ele continua em frente, cumprindo o seu dever, varando as ondas das chuvas que despencam dos céus em verdadeiras cataratas, cortando a terra em duas arrastando pontes e criando novos e caudalosos rios, mas mesmo assim o trem de humanos continua rompendo todas as paredes criadas pela natureza para deter aquele bólido de gente que teima em sobreviver apesar de tudo ser contra. Isso é a força do trem, isso é a força humana, que leva sempre para frente o seu destino.