domingo, 6 de outubro de 2019

O que meu carro tem a ver com o Concorde. Por J. A. Barros

O Concorde (*) na garagem. Reprodução
por J.A.Barros

Você quando entrega seu carro para conserto numa oficina mecânica para que seja vistoriado, o mecânico-chefe, no primeiro dia, o coloca no pátio, na primeira fila. No dia seguinte, ao passar na oficina, você verá seu carro na última fila depois de 10 ou 12 carros na sua frente, todo empoeirado, escondido, e você começa a duvidar se escolheu a oficina certa, apesar do mecânico-chefe ser um de seus amigos de há muito anos. No quinto dia, prazo em que foi dado para a entrega do carro prontinho e sem o defeito que gerou a sua internação naquela "clínica", o amigo, o mecânico-chefe, cheio de desculpas, lhe diz que ia haver um atraso e o carro só ficaria pronto na semana seguinte. E, fui ver, o carro tinha voltado, agora, para o canto mais escuro da oficina. Mas o Marcinho era um grande mecânico de carros e por isso é que lhe confiava os consertos de meu carro, mas o que me deixava impressionado era como ele movimentava o carro para todos os lugares da oficina mesmo que para isso tivesse de mover quase todos os outros carros depositados na oficina, para colocar o meu carros em lugares mais improváveis que podia imaginar.
Foi vendo essa foto de um avião comercial, o famoso Concorde (*), estacionado num quintal, espremido entre muros matos e com um pedaço de sua asa colocado entre sua casas. Como esse Concorde chegou ali, será para mim um mistério e me fez lembrar o processo que meu carro passava quando tinha que ser levado para a oficina do Marquinhos. Algum mecânico de oficina deve ter estacionado o Concorde naquele espaço tão reduzido.

* Não foi possível comprovar a autenticidade da foto. Mesmo assim, é a ilustração perfeita para a crônica. Dos 20 Concordes construídos, 18 estão expostos em museus aeroespaciais e aeroportos, um está na fábrica da Airbus, em Toulouse, na França, outro, que pertenceu à British, está em Filton, Inglaterra. Não há registros do supersônico em poder de particulares. O Concorde voou pela última vez no dia 26 de novembro de 2033. Pousou em Filton, Inglaterra e desligou para sempre os motores encerrando uma era da aviação. 

3 comentários:

Edison disse...

A foto não é nítida. Pode ser um Tupoloev 144, o supersônico soviético. Tem um que virou museu em Kazan e outro em Moscou. Como foram construídos 16, essE aí pode ser um também.

J.A.Barros disse...

Cada vez que vejo essa foto fico me perguntando como conseguiram estacionar este pequeno grande avião naquele espaço reduzido e complexo.
Esse espaço não é um simples quintal, como podem ver o espaço nesse quintal é entrecortado por casas, jardins e arvores. Acredito que o cara que estacionou esse avião deve ser um técnico em movimentar carros em garagens de oficinas ou em estacionamentos públicos.

J.A.Barros disse...

Ou Concorde ou Tupolev 144, ou qualquer outro tipo de avião semelhante, para mim o espanto continua o mesmo. E acho que ficarei sem a resposta para essa minha curiosidade em saber como ESTACIONARAM esse avião num espaço tão reduzido?