sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Vai ter sufoco! - Aquecimento global pode afetar Jogos Olímpicos de Tóquio

por Niko Bolontrin 

O site Slate alerta que a mudança climática pode transformar os Jogos Olímpicos de Tóquio em uma fornalha.

As competições acontecerão entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. Como comparação, a temperatura em Tóquio no mesmo período em 2019 alcançou uma média 38° Celsius com picos de 41° e com a umidade media de 80%, o que projetou a sensação térmica para cerca 49° Celsius. Mais de 20 mil pessoas foram hospitalizadas e 70 morreram por causa do calor. Se não vai ser fácil para turistas e locais, quanto mais para os atletas de alta performance.

Para Makoto Yokohari, professor de estudos ambientais da Universidade de Tóquio, ouvido pelo Slate, a competição deveria ser realizada em novembro. As Olimpíadas de Tóquio de 1964, antes dos efeitos mais severos do aquecimento global, foram realizadas em outubro frio e chuvoso. O New York Times apontou recentemente a data inapropriada em 2020 é consequência da pressão da NBC, que detém os direitos de transmissão.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SLATE, CLIQUE AQUI

3 comentários:

Bia disse...

Sinal da tragédia ambiental. Mas os líderes de governos desprezam

Rodrigues disse...

O Catar marcou a Copa para novembro por causa do calor. Se a TV americana insiste na Olimpiada calorenta vai ser responsável por mortes que acontecerem.

J.A.Barros disse...

Aliás, os governos desprezam tido que é racional.