sábado, 20 de julho de 2019

Mistério: imagens originais da chegada do homem à Lua desapareceram...



por Flávio Sépia

O Brasil tem fama merecida de não preservar imagens da sua memória. Museus se incendeiam, negativos de filmes se deterioram e arquivos de fotográficos desaparecem. O que existe é graças a abnegados que se dedicam conservar acervos preciosos. Até as pedras lunares que o país recebeu de Richard Nixon sumiram.

Os Estados Unidos, ao contrário, preservam seus arquivos. Mas não todos. Nos últimos dias, você deve ter visto como parte das celebrações dos 50 anos da chegada do homem à Lua a célebre cena de Neil Armstrong descendo a escada do módulo lugar Eagle. É uma reprodução. A site Mashable publica hoje uma matéria sobre o sumiço do tape original. A Nasa designou uma equipe para vasculhar arquivos em busca do material. Não o localizou e concluiu que pode ter se perdido definitivamente ou se deteriorou por ter sido guardado de forma inadequada.

Outra revelação do vídeo do Mashable: as imagens vistas nas televisões do mundo inteiro naquele dia 20 de julho de 1969 não eram, pelo menos diretamente, aquelas captadas pela câmera do módulo Eagle. Por problemas de resolução e codificação na transmissão, a Nasa teve que filmar com uma câmera comum a tela de um dos monitores da sala de comando que recebiam as imagens e assim repassá-la para as televisões.

Acrescento algo que não está no Mashable: as duas Hasselblad que registraram a chegada do homem à Lua, há 50 anos, estão lá até hoje. Logo após Armstrong e Aldrin pisarem no solo lunar, eles retiraram as câmeras do suporte para as filmagens da caminhada. Uma dessas tinha um rolo de filme Kodak fotográfico. Concluído o tour na Lula, os astronautas retiraram filmes e tape e jogaram fora os equipamentos para diminuir o peso da Eagle.

As sete missões da Apollo que foram à Lua largaram 10 Hasselblad na poeira lunar. Se nenhum ET as recolheu, estarão lá à disposição das futuras missões.

É de quem chegar primeiro. 

VEJA O VÍDEO DO MASHABLE SOBRE O DESAPARECIMENTO DAS IMAGENS ORIGINAIS DA CHEGADA DO HOMEM À LUA,
CLIQUE AQUI

3 comentários:

Rick disse...

A Lua virou um depósito de sucata, lá tem jipe lunar, sacos de merda e urina, sondas desativadas, antenas, baterias. O homem degrada a terra e suja o espaço, em órbita já tem milhares de detritos e pedaços de naves, restos de foguetes descartados. Em Marte também já tem lixo espacial.

George disse...

A ida a lua foi mais um golpe de propaganda. Tanto que até hoje os cientistas não analisaram todas as rochas que vieram de lá.

Horta disse...

A ci^rencia não ganhou muito com a analise da rochas lunares. O material é silício, na maioria. O maior benefício da ida à Lua foi nas técnicas, equipamentos e estratégias espaciais de toda a corrida. A Lunik 9 dos soviéticos, nave robô, mostrou como chegar, pousar e enviar dados. Os americanos desenvolveram o módulo lunar para resolver problemas de pouso, as naves Gemmini resolveram o acoplamento, tudo isso junto possibilitou o desenvolvimento de foguetes, naves etc. Um grande feito tecnológico.