quarta-feira, 10 de julho de 2019

Paulo Henrique Amorim: uma voz que se cala...

Paulo Henrique Amorim morreu nesta madrugada de quarta-feira, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. O jornalista, que sofreu um infarto, trabalhava na TV Record, mas estava afastado há mais de um mês por ingerência política.
Em 1990, O jornalista Paulo Henrique Amorim foi
entrevistado para a Manchete pelos repórteres Claudio Accioly
e Malu Lopes.  Foto de J.L. Bulcão
Amorim era um forte crítico do atual governo e da mídia conservadora.

Os arquivos da Manchete registram uma matéria feita pelo repórter Paulo Henrique em 1965, aos 23 anos. Ele cobriu o Festival de Cinema daquele ano. Antes, em 1961, trabalhou no jornal A Noite, seu primeiro emprego, inicio de uma trajetória que o levou aos principais veículos brasileiros, entre os quais Realidade, Veja, Jornal do Brasil, Redes Manchete, Globo, e Bandeirantes e TV Cultura.

PHA, como também era conhecido, mantinha atualmente o combativo blog Conversa Afiada, com intensa atuação política na defesa da democracia e na denúncia do retrocesso que assola o Brasil. Seu estilo crítico fará falta ao jornalismo nessa difícil etapa que o Brasil atravessa.

2 comentários:

Heitor disse...

O jornalismo perdeu em pouco tempo Boechat Clóvis Rossi e PHA. Tristes perdas no momento em que eles eram mais necessários

Marcela disse...

Mais uma vítima do clima opressivo que tem no Brasil agora.