quinta-feira, 4 de julho de 2019

The Guardian denuncia: Reino Unido devolve frango brasileiro contaminado e produto vai parar nas "coxinhas" nacionais



Não é só no campo das ideias ultradireitistas e anacrônicas que o Brasil está contaminando o mundo.

The Guardian apurou que, nos últimos dois anos,  o Reino Unido devolveu 1 milhão de frangos contaminados pela bactéria salmonela e mesmo assim exportados pelo agronegócio. O pior: os frangos doentes foram em seguida distribuídos no mercado interno brasileiro um desses pode ter chegado à suam mesa de jantar.

A ministra da Agricultura de Bolsonaro, Teresa Cristina, não deu muita atenção para a denúncia, alegou que salmonela é comestível desde que o frango seja frito, cozido ou assado. Esqueceu de dizer que a contaminação também se dá no manuseio da carne crua, segundo especialistas. Afirmou que só há dois tipos de salmonela são perigosos e que "não comercializamos frango contaminado com essas duas bactérias". A ministra admitiu que o produto foi mesmo devolvido, mas não disse se exames comprovaram que o frango exportado estava contaminado apenas com a bactéria "boa". Segundo o Guardian, testes flagraram contaminação em remessas para os Estados Unidos e para países da Europa:  Holanda, França, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica e Irlanda. Em fase de pregação de "estado mínimo", o Brasil minimiza a fiscalização em várias áreas. A liberação acelerada de agrotóxicos pelo atual governo também vem sendo denunciada na mídia européia, especialmente a da Alemanha.

A matéria repercutiu entre os leitores do Guardian que perguntam porque a Inglaterra ainda compra frango do Brasil,  Outro sugere que as autoridades brasileiras merecem ser cozinhadas. Houve quem lembrasse que crianças são mais vulneráveis à bactéria. E um deles citou o "culpado".




Esse escândalo pode ser um obstáculo a mais para a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, que já enfrenta fortes resistências em diversos países cujos Parlamentos ainda deverão aprová-lo.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Não será a primeira vez que o brasil perde mercado mundial por negligência e incapacidade de trabalhar honestamente , como aconteceu com a borracha e o café Com a borracha exportada, os seringueiros na hora de enfumaçar as camadas de borracha colhidas das árvores colocavam pedras no meio para atingir o peso estipulado nos contratos de exportação. Com o café, a mesma fraude era utilizada pelos exportadores. Para atingir o peso exigido nos contratos o exportador misturava pequenos galhos de árvore e pequenas pedras no meio do saco de café até atingir o peso contratual. Resultado: os ingleses levaram sementes da seringueira para países asiáticos onde criaram campos de seringueiras em plantações em campos abertos facilitando até a extração da seiva destas árvores e produzindo em massa a borracha. Com o café se deu mais ou menos parecido com a borracha. Fazendeiros com enormes extensão de terras, plantaram cafezais em suas fazendas produzindo o mesmo café brasileiro e o brasil deixou de ser o maior produtor de café no mundo.