sábado, 1 de julho de 2017

Era mentira! Justiça condena jornalista por divulgar fake news


(do GGN)
O juiz Rodrigo Cesar Fernandes Marinho, da 4ª Vara Cível de São Paulo, condenou a jornalista Joice Hasselmann a indenizar Luiza de Aguirre Nassif, filha do jornalista Luis Nassif, por danos morais. Em fevereiro passado, a ex-funcionária da Veja publicou que Luiza estava em Nova York e liderou um protesto contra o juiz Sergio Moro, símbolo da Lava Jato. Joice ainda insinuou que a atitude da filha de Nassif estava vinculada a supostos pagamentos de "governo petista" ao veículo de comunicação dirigido por ele. A postagem repercutiu entre blogs de direita e Luiza sofreu ataques na internet.


Na sentença, proferida no último dia 23, Marinho apontou que a filha de Luis Nassif, formada em administração de empresas, foi confundida com a homônima Luiza Nassif Pires, estudante de Economia da New School. "Ainda que não tenha existido dolo ou má-fé por parte da requerida, não há como se afastar o reconhecimento de que agiu com negligência, pois não verificou a veracidade do fato descrito antes de publicá-lo, extrapolando assim os direitos de informação e da liberdade de imprensa, que não são absolutos e encontram limites na garantia da inviolabilidade da honra e da intimidade das pessoas", disse o juiz.

Em sua defesa, Joice sustentou que "publicou informação equivocada em relação à autora, porém não agiu de má-fé, tampouco teve a intenção de ofender a imagem da requerente". Ela ainda disse que apagou a postagem do Facebook no dia seguinte e deu espaço a uma resposta da autora, redigida por Luis Nassif. Assim, para Joice, o fato não era suficiente "para justificar a indenização por dano moral pleiteada".

O juiz, por outro lado, entendeu que "o fato de ser conhecida jornalista aumenta a potencialidade lesiva e a repercussão negativa da notícia em relação à honra e à imagem da autora, sendo insuficiente, para afastar o reconhecimento da existência do dano moral sofrido, a retirada da notícia no dia seguinte, bem como a publicação de resposta subscrita pelo pai da requerente."

Leia a matéria completa no GGN, AQUI

2 comentários:

Stella B. disse...

Essa jornalista é conhecida nas suas fake. Foi ela que disse que Lula estava bolando um plano sinistro para se internar em um hospital, fingindo doença para se internar, vai ver ia se maquiar com catapora kkkkkkkkkkkkk. Não sei se foi ela mas outra jornalista aí da direita insinuou que Marisa não morreu, foi apenas um golpe para sensibilizar Moro e ele não decretar a prisão naquele momento, kkkkkkkkkkkkkkkk, então Maria pode reaparecer a qualquer momento, kkkkkkkkkk, as direitaças estão lacrando com a imaginação ui ui ui kkkkkkkkkkkikk

J.A.Barros disse...

Por que não revela o nome da jornalista? Tem medo? Errou, o autor deve ser revelado, para a sociedade se defender contra esse criminoso que ofende refutação alheia e não fique impune. Só quem põe em liberdade criminosos presos pela PF são os ministros Gilmar Mendes e o violentador da Constituição brasileira, o ministro – não o jogador de futebol– Lewandowisky. O jogador de futebol é um homem íntegro.