sábado, 15 de julho de 2017

Estudante de jornalismo produz reportagem investigativa e prova que com um gasto de menos de 10 reais qualquer um pode fundar uma "igreja". O paraíso pode ser a isenção tributária...

O pôster da igreja, segundo arte de Mateus Mognon, autor da reportagem
sobre como fundar facilmente uma organização religiosa.
Desde 2010, segundo reportagem do Globo, surge uma igreja a cada hora no Brasil.  Não exatamente por uma explosão de fé. É business.

Igrejas têm isenções de tributos (IPTU, IPVA e imposto de renda) e, com frequência apocalíptica, a cada dia um vereador ou deputado apresenta projetos - e são muitas ideias que aparecem em todo o país - que, na prática, buscam extrair mais dinheiro público para uma atividade privada. Isso, sem falar em convênios que muitas organizações religiosas descolam em administrações dos três níveis - municipal, estadual e federal - para "trabalho social" à base de verbas públicas nem sempre fiscalizado e comprovado nas áreas de educação e saúde, especialmente.

Matéria publicada no Comunique-se relata que o estudante de jornalismo Mateus Mognon, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu a tarefa de produzir uma reportagem investigativa. Ele escolheu focalizar a proliferação de igrejas e seitas no país. Como base para o trabalho, resolveu criar e registrar uma "religião". Constatou que é mamão-com-açúcar tornar oficial uma instituição do tipo. Não há nem a exigência de que o estatuto da igreja obedeça à Constituição brasileira.

Este é Hanzo, o herói do game Overwatch, a divindade da igreja "fundada" pelo
estudante jornalismo, autor de um reportagem que provou como é moleza se tornar "líder máximo" de uma "igreja".
Foto: Reprodução Facebook

Mateus cumpriu as formalidades, elaborou estatuto, ouviu religiosos, advogados e foi ao cartório para fundar a Igreja Nacionais de Hanzo, que tem como divindade o próprio, Hanzo, um herói do game Overwatch.

O custo foi uma merreca. O mais novo "líder religioso" do Brasil não chegou a gastar nem 10 reais. Apresentou comprovante de residência de um amigo e já poderia correr pro abraço e pro púlpito e coletar dízimo, se quisesse.

Como o estatuto da Igreja de Hanzo, incluía de propósito "ilegalidades" fictícias, do tipo aprovar o consumo de produtos e a propagação de produtos falsificados, isso para testar o processo, ele deixou de cumprir a última e facílima etapa: pegar a assinatura de mais cinco "fiéis" além dele.

O estudante contou ao Comunique-se que, "se fosse mal intencionado", poderia ter botado pra funcionar uma religião reconhecida pela lei e que defenderia como um dos seus dogmas a pirataria.

A Igreja Nacionais de Hanzo - que só não existe porque o "pastor Mateus" não quer -, como provou a reportagem investigativa, elaborou seis mandamentos com a palavra da sua divindade.

1) Os membros da Igreja devem cultivar bons costumes, disseminar a paz, em ambientes virtuais e reais, e incentivar debates e devoção a uma vida honrada e de perdão, assim como Hanzo.

2) Para aprofundar discussões e proliferar a crença de paz e perdão de Hanzo, os membros devem estudar, espontaneamente, os meios onde a palavra do herói e suas inspirações estão disponíveis.

3) Como Overwatch, a casa do herói Hanzo, ganhou vida no dia 24 de março de 2016, uma terça-feira, os membros devem guardar esse dia para meditação e estudos filosóficos pelo menos uma vez ao mês. Caso hajam impedimentos para exercer a fé, o presidente tem poder de emitir um atestado, assinado pelo mesmo, que libera o membro da Igreja de suas atividades diárias para dedicação aos estudos.

4) Durante os seminários presenciais, os membros devem ser receptivos aos novos integrantes. O consumo de alimentos e guloseimas durante os encontros é recomendado, visando deixar os ingressantes à vontade para participarem das discussões.

5) Os membros da diretoria também são os pastores, ou ministros da palavra de Hanzo, e cabe a eles organizarem os encontros da Igreja.

6) Caso o culto não possa ser realizado presencialmente, os membros da Igreja podem se reunir remotamente pela internet. A organização também deve ser feita pelos ministros da palavra de Hanzo.

E pensar que figuras como Pedro, Lutero, Moisés, Maomé, Gautama, Kardec e tantos outros comeram poeira literalmente para difundir suas respectivas crenças.

Glória a Hanzo, portanto.

2 comentários:

Stella B. disse...

Houve um tempo em que o governo e a polícia perseguiam e até prendiam curandeiros. Muitos lí deres espirituais umbandistas e do candomblé foram presos e execrados, muitos injustamente. Mas o Brasil em matéria de "religião" passou da repressão para a permissividade total, com muita gente humilde e crédula sendo enganada por aí

Léo disse...

Já existe uma igreja do surf, porque não dos games?