O Brasil ainda é um país de fumantes. É o oitavo colocado no ranking da fumaça segundo pesquisa patrocinada pela Fundação Bill Gates publicada pela revista The Lancet. São cerca de 11 milhões e de homens e sete milhões de mulheres "nicotinófilos".
Em contrapartida é um dos líderes da lista de queda de número de fumantes ano a ano. A porcentagem de fumantes diários no Brasil caiu de 29% para 12% da população nas últimas duas décadas.
Por isso, caixas de fósforos são cada vez mais raras em tempo de isqueiros a gás, acendedores elétricos de fogões e aquecedores e... cigarros eletrônicos.
Mais rara ainda é essa caixinha de fósforos que está à venda no site Mercado Livre. Custa 29 reais.
O brinde promocional da Manchete é dos anos 1950, quando a redação da revista ainda estava na Rua Frei Caneca e fumar, como propagavam os filmes policiais americanos e franceses, era um toque de classe e elegância. Tanto que a caixinha aí vista entrava nas boates e restaurantes chiques da época. Da Night and Day ao Montecarlo, Casablanca, Vogue e Bife de Ouro.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa caixinhas sumiram, também as flâmulas outra moda dos anos 50, até chaveiros não são tão comuns, cartões postais, tudo virou vintage como dizem agora
Postar um comentário