Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
sábado, 13 de agosto de 2016
Prefeito de Cannes proíbe o uso de burkini nas praias...
por Jean-Paul Lagarride
David Lisnard, prefeito de Cannes, decidiu proibir nas praias da cidade francesa o uso de burkini, uma espécie de maiô que cobre todo o corpo. O decreto proíbe o acesso às praias de "qualquer pessoa não devidamente vestida ou que desrespeite a moralidade e secularismo". Os infratores serão punidos com multas. O prefeito alega que, no momento atual, com a França no alvo dos terroristas, roupas ostensivas podem ser vistas como um gesto de fidelidade aos militantes dos Estado Islâmico. "Locais de culto podem ser alvos de ataques e uma pessoa ostensivamente religiosa pode criar risco de distúrbios da ordem pública", justificou.
A prefeitura acrescenta que não estão proibidos os símbolos religiosos na faixa de areia mas o exibicionismo militante e propagandístico. Para o prefeito, o burkini é mais um símbolo de extremismo.
Dentro desse critério, a Justiça francesa já proíbe o uso em público de burcas (que cobrem o corpo e deixam uma tela para os olhos) e e niqab (o véu que deixa só os olhos à mostra).
Elementos menos ostensivos como o véu que as mulheres muçulmanas usam sobre a cabeça, o solidéu judaico, a cruz cristã etc não se incluem na proibição.
A propósito, em um sinal dos atuais tempos de terror, há quem pretenda regular as manifestações religiosas de atletas em competições. Preces, gestos e outros sinais de exibicionismo religioso em campo também podem ser vistos como provocações ou proselitismo por parte do público.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Sou da opinião de que religião é coisa íntima, deve ser praticada com discrição. Essas pessoas que fazem strip tease de fé e público são provocadoras. Ou têm interesses financeiros em propagar sua crença, ou tem a religião como ideologia querem dominar os outros. Há ainda os que deformam a fé por problemas mentais, caso do fanatismo.
Em todos os casos, se exibir em público pode sr motivo de atritos. Rezem ou orem ou meditem na igreja ou em casa e respeitem os lugares públicos
A TV ajuda nesse exibicionismo porque sempre destaca a carolice. Deve ter diretor carola tambem.
Me lembro que Pelé, Reinaldo, Dario e Ronaldo Fenômeno tinham um jeito de comemorar gol sem a carolice. Agora a maioria apela pro além apontando dois dedos pro espaço. Vai ver que é por isso que não ganham nada.
Só Jesus salva!
Jesus salva o que?
Postar um comentário