Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Com a derrubada da Perimetral, o Rio redescobriu o Almirante Negro... que está com a mão "machucada"...
O monumento ao marinheiro João Cândido, o Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata, ganhou mais visibilidade com a reforma da Praça XV e imediações. Ao lado da Estação das Barcas, o Almirante é agora revisto pelos carioca após a derrubada da Perimetral. Curiosamente, ele que lutou contra a tortura e os castigos cruéis que eram rotina na Marinha na virada do século passado, exibe a mão esquerda "machucada". O Almirante reivindica uma restauração caprichada. Foto BQVManchete.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
As chibatadas e torturas aos marinheiros dos navios de guerra di mundo inteiro eram costumeiras e faziam parte das normas regulamentadas de todas as Marinhas de Guerra. As chibatadas, como castigo, não era um priivilégio da Marinha brasileira.
Essa mão que aparece destaca da estátua do João Cândido é a mão esquerda.
Corrigido. Obrigado
Postar um comentário