quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tecnologia: um drone para transporte individual... Vem da China

eHang/Reprodução

eHang/Reprodução

eHang/Reprodução
A novidade vem da China: um drone elétrico para transporte pessoal. Trata-se do eHang 184, um quadricóptero de cabine fechada, por enquanto capaz de transportar uma pessoa por 23 minutos ou 16km. Há um longo caminho a percorrer em termos de custo, segurança e autonomia. Desde os anos 50, especialmente nos Estados Unidos, vários inventores ou fabricantes tentaram criar o carro-avião para transporte pessoal. Geralmente, tais projetos eram derivados de pequenas aeronaves com asas dobráveis, adaptadas para circular em ruas e rodovias.
Nenhum desses aparelhos revelou-se prático ou seguro. Ficou no sonho. Jamais foram comercializados para o grande público. Mais ou menos o que aconteceu com os carros-anfíbios, outra febre nos anos 50, que não concretizaram a possibilidade de um veículo sair da estrada e atravessar sem grandes complicações rios, lagos e baías.
Agora os drones - até aqui de pequeno porte e controlados remotamente - inspiram um novo caminho, não se sabe ainda se para lazer ou uso diário. Especialistas europeus em transporte urbano consideram inadiável a necessidade de um transporte aéreo individual para uso nas grandes cidades, a médio prazo. Mas são teses muito contestadas por outros pesquisadores que avaliam como inevitável o fim do transporte individual por questões ambientais e de sustentabilidade e que o investimento prioritário deverá ser em formas não poluentes de mobilidade coletiva, sem desperdícios de materiais.



Santos Dumont tentou popularizar o Demoiselle, seu modelo mais avançado e...

considerado fácil de transportar e prático como um ultraleve. 
Bom lembrar que Santos Dumont investia na aviação como transporte individual. Um dos seus aviões mais bem desenvolvidos e com conceitos avançados para a época foi o Demoiselle, de 1909. Era o mais barato e menor modelo da época. praticamente um ultraleve. com o qual ele quebrou sucessivos recordes de velocidade e distância. Foi o primeiro avião construído em série - cerca de 40 aparelhos. Diz-se que o brasileiro dava de graça os planos de construção do Demoiselle: seu sonho era popularizar a aviação.
VEJA UM VÍDEO SOBRE DESENVOLVIMENTO E TESTES DO eHANG. CLIQUE AQUI

2 comentários:

Melk disse...

Acho que esse negócio chinês não tem segurança nenhuma, que maluco vai subir nisso

J.A.Barros disse...

Estamos chegando a era das histórias de Flash Gordon. Em menos de 20 anos teremos esses drones individuais – a princípio – e mais tarde drones coletivos. Só vai faltar os homens pássaros que cruzavam os céus do planeta Mongo. Bem, acredito que tudo isso poderá acontecer se este planeta Terra resistir a predação do homem da terra em que vive. Conseguimos acabar com o rio Doce e o desmatamento rumo a Amazonas segue em rítmo acelerado. E o aquecimento aumenta cada ano destruindo as geleiras da Antártica e acabando com o gelo no Polo Norte. O homem vai conseguir.