terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sem se deixar contaminar pelo baixo astral dos profetas de economia, a NBC aposta na Rio 2016

por Niko Bolontrin
Um amigo costuma dizer que os empresários brasileiros pararam de investir porque aqui só tem dois tipos de empreendedores: aqueles que só investem se o poder publico der uma forcinha em financiamentos a juros baixos ou fundo perdido; e aqueles que acreditam piamente no cenário de terra arrasada veiculado por economistas e colunistas que fazem política partidária e assim optam por mandar o dinheiro para contas secretas em paraísos fiscais. Com o governo cortando investimentos e a mídia envolvida na campanha golpista, a luz no fim do túnel está quase apagada para os empreendedores brasileiros. Uns estão "deprimidos" e com saudades do BNDES e outros estão correndo atrás do impeachment de Dilma Roussef.
Daí, não só favorecidos pela cotação do dólar mas apostando na recuperação da economia, grupos estrangeiros, chineses especialmente, e europeus correndo por fora, têm adquirido empresas no Brasil.
Aparentemente, empresários brasileiros estão sem apetite até para aproveitar o potencial da Olimpíada. Talvez influenciados pelas matérias negativas sobre o evento que entopem a grande mídia nacional, muitos deles estariam preferindo, nesse momento, fazer política do que dinheiro. Mas lá fora, as perspectivas da Rio 2016 animam empresas. O site Adweek publica hoje, por exemplo, uma matéria sobre a expectativas da NBC, que espera faturar 1 bilhão de dólares a mais do que ganhou em Londres 2012. Segundo Seth Winter, chefe do comercial da NBC Sports, neste mês de janeiro, a seis meses da abertura dos Jogos, o volume de vendas já está bem à frente do que alcançou em igual período antes de Londres. "Vamos quebrar recordes de receitas, não há dúvida", diz Winter ao Adweek. Uma das razões do aumento de faturamento é a proliferação de tablets e smarphones, que fará crescer os ganhos com mídia digital. E a NBC vê ainda uma vantagem em relação a Londres:
o Rio está apenas uma hora à frente a Costa Leste dos Estados Unidos, garantindo que grande parte da audiência veja as transmissões ao vivo em horário nobre, o que era impossível com as seis horas de diferença no caso da Inglaterra. "Teremos mais horas de transmissão ao vivo do que em qualquer dos jogos anteriores", revelou o executivo da NBC, sem dar qualquer sinal de depressão e desânimo.

Um comentário:

Correa disse...

O sucesso dos americanos é explicado por business é business, política é outra coisa. Não foi à toa que eles negociaram com os alemães até 1940, mantiveram relações com ditadores de direita, de esquerda e do meio...