domingo, 1 de novembro de 2015

Mais uma vítima de racismo: Taís Araújo. E a justiça, ao não punir os criminosos, alia-se, na prática, aos racistas


Dessa vez, a vítima foi a atriz Taís Araújo. Outras vítimas, virão. Até porque, embora seja crime, o racismo não é punido no Brasil. A maioria dos casos não passa do B.O, isso quando as delegacias de polícia não desqualificam a crime de racismo para "ofensa" sujeita a penas menores. Os casos que chegam à Justiça recebem, em geral, quando recebem, penas "bem-humoradas" do tipo visita à delegacia uma vez por mês, doação de cestas básicas, prestação de serviço em instituição etc. Não se sabe nem se tais penas hilárias são cumpridas já que não há fiscalização.
Então, é isso: os racistas devem ser alvo de repúdio mas é preciso que a Justiça seja cobrada e pare de ver no racismo um "crime menor". No fundo, não levar a sério o racismo é desprezar a lei que foi votada no Congresso Nacional. A escalada de casos de racismo mostra que apenas campanhas educativas não têm sido suficiente. A impunidade é mais poderosa, e dá mais confianças ao racistas, do que qualquer campanha. A contrário da justiça, internautas agem e fazem o que podem: foi criada a hastag #SomosTodosTaís Araujo em apoio à atriz e contra os internautas que fizeram os comentários racistas nas sua página. Espera-se que a polícia identifique e prenda esse idiotas.
"Não vou me intimidar", foi o que Taís Araújo postou na rede.

3 comentários:

Malu disse...

Está certíssimo, chega de campanhas e de exaltar a coragem de quem reage. TAís tem uma posição digna mas cabe à polícia e justiça parar de passar a mão na cabeça de marginais e botar esses bandidos racistas na cadeia.

Anônimo disse...


Nada aconteceu com os racistas que xingaram a apresentadora da meteorologia do Jornal Nacional, Maria Julia, nem com a socialite australiana que ofendeu uma brasileira em Brasília, nem com torcedores racistas, nem com a loja da Rua Oscar Freire de São Paulo, é uma vergonha a Justiça que se omite nesses casos de racismo e desrespeita a própria lei

Denise disse...

Para a polícia agir é preciso que as vítimas não fiquem apenas nas denúncias em rede social mas que vão até a delegacia registrar o B.O. A verdade é que a maioria não faz isso.