domingo, 8 de novembro de 2015

Aécio Airlines: "agilidade, conforto e conveniência"...

Reprodução Folha de São Paulo
por Omelete
O slogan da Delta nos anos 1930 era "Agilidade, Conforto e Conveniência". Eram os primórdios da aviação civil, mas a frase bem poderia promover uma "companhia aérea" bem mais moderna que o Brasil nem sabia que tinha: a Aécio Airlines. A Folha de São Paulo revela hoje que, entre 2003 e 2010, essa "companhia" cruzou os céus do Brasil com ilustres passageiros. Funcionava apenas para uma classe privilegiada. Brasileiros comuns, sem cargo ou status de celebridades, não podiam fazer check in no balcão da Aécio Airlines. Segundo a Folha, os aviões da frota oficial do governo tucano de Minas Gerais foram cedidos "para deslocamento de políticos, celebridades, empresários a pedido do então governador Aécio Neves". Ainda segundo a Folha, que obteve registro oficiais com base na Lei da Transparência, em 198 desses vôos o governador anfitrião aéreo nem estava a bordo. Entre as figuras que voaram nas naves mineiras custeadas pelo contribuinte estiveram Luciano Huck, Roberto Civita, Boni, Sandy e Junior, José Wilker, Milton Gonçalves, Ricardo Teixeira. Aécio tem, aparentemente, afinidades com o transporte aéreo. Não faz muito tempo, foi revelado que a governo mineiro sob a gestão tucana construiu um aeroporto em terras que pertenciam a membros da família de Aécio Neves. Na época, em matéria publicada em 2014, a Folha afirmou que a chave do terminal construído em 2010 ficava sob a posse de um tio do então governador e que para pousar lá era preciso pedir autorização à família.
Um informante de Omelete diz que a caixa-preta de uma das aeronaves que pousaram em Cláudio, cidade onde fica o citado aeródromo, registrou um diálogo revelador entre um piloto minerim e  os "aeroviários" locais. Veja a transcrição:
- "Óiqui, tô aqui pelejando pra apousar, tenho sua licença?
- "Aécim torizou?
- Ói ó, sim, larga deu sô, ele tava em Berlândia e mandô eu descer nesse trem aí, uái!.
- Minutim, o trem tá aberto, kédi ocê?
- Tôqui. Ma qui beleeez. e vô querer combustive quinda vô pra Gizdefora.

5 comentários:

Lourival de Caxias disse...

Estrelas brasieliras no céu azul iluminando de norte a sul

Alexandre Raposo (ex-seguidor) disse...

Quem diria, hein? Um site que seria para os ex-funcionários da Manchete trocarem idéias e reminiscências se transformou em um instrumento de propaganda de um governo chavista, incompetente e corrupto. Lastimável. A única boa notícia é que os post propagandistas não estão recebendo os comentários que seus idealizadores esperavam. Adoro abrir o site e ver "nenhum comentário" sob alguma matéria tendenciosa. Não pense, ó venal redator , que é anuência de quem o lê. É asco mesmo.

Wedner disse...

E foi pro Caldeirão do Huck, Pode isso, usar dinheiro público para a produção de programa de TV comercial? Loucura, loucura!

Malu disse...

Eh difícil confiar em qq político

Neto disse...

Milton Gonçalves disse que não sabia da irregularidade e quer pagar o custo do vôo que fez. um bom exemplo.