quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Credibilidade a perigo. Só duas instituições brasileiras - as Forças Armadas e a Igreja Católica - escapam da desconfiança geral

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a campo para saber em quais instituições os brasileiros acreditam. A pesquisa foi realizada em oito estados e no Distrito Federal e ouviu 3 mil e 300 pessoas. O detalhe é que o estudo avalia a confiança da população em determinadas instituições com base no Índice de Percepção do Cumprimento das Leis. Ou seja: quis saber se são confiáveis e também se respeitam as leis. A maioria não se sai bem. Apenas as Forças Armadas e a Igreja Católica merecem a confiança de mais da metade dos entrevistados. As FA com 67% e os católicos com 58%.
O resto é alvo da desconfiança de mais da metade dos cidadãos. Cerca de 53% da população não acredita em jornais e revistas; 66% tem um pé atrás com TV; 60% não acreditam nas grandes empresas; 95% atravessam a calçada quando vêm um partido político; 57% desconfiam do Ministério Público e 83% não confiam no Governo Federal.
Esses últimos são os percentuais negativos. Agora veja, abaixo, o ranking de confiança:
Forças Armadas 67%
Igreja Católica 58%
Mídia Impressa 47%
Ministério Público 43%
Grandes Empresas 40%
Emissoras de TV 34%
Polícia 33%
Poder Judiciário 31%
Governo Federal 17%
Congresso Nacional 15%
Partidos Políticos 5%

Nenhum comentário: