sexta-feira, 22 de agosto de 2014

No mundo da Lua - 45 anos depois, a polêmica continua: o homem foi lá ou não? Caberá à China tirar a dúvida. Em breve, astronautas chineses pousarão em solo lunar... Leia sobre esse e outros mistérios

Imagem de um "base lunar" na face escura da Lua. Reprodução

A suposta sombra de um "extraterrestre' ou "ser humano" passeando na Lua na semana passada. É mentira, Terta? Reprodução

Há 45 anos, o Saturno V rumo à Lua. foto Nasa

 A tripulação é levada para o Saturno V. Foto Nasa
O alemão Werner von Braun, que desenvolveu o Saturno V, posa diante da sua obra. Foto Nasa

O módulo de comando em órbita da Lua. Foto Nasa

A foto oficial da Nasa. Céu sem estrelas intrigou a turma que acredita que tudo era cenográfico.


Segundo a lenda, essa foto é fake. A sombra do astronauta não estaria na mesma e natural direção que a sombra das pedras lunares. Foto Nasa

A "teoria da conspiração" também aponta a famosa pegada de Neil Armstrong como "cascata". Seria  perfeita e bem desenhada demais. Há quem diga que foi uma das criações de Stanley Kubrick filmada em um estúdio montado na famosa Área 51.  
por BQVManchete
O dia 20 de julho último marcou os 45 anos da chegada do homem à Lua. O tempo passou, mas as lendas lunares, não. Há quem insista que os astronautas jamais pisaram em solo lunar. Tudo não teria passado de uma armação cenográfica feita a pedido de Richard Nixon para marcar ponto na Guerra Fria contra os soviéticos. Até que Nixon, mentiroso profissional antes e depois de Watergate, era homem pra isso. Mas restaram as lendas que são, aliás, melhores do que os fatos. Ao longo de quase cinco décadas, surgiram “provas” de que sumiram alguns equipamentos deixados pelos astronautas; um vídeo mostra a bandeira americana tremulando (a Lua não tem vento) e, depois, com dobras não registradas antes, como se alguém ou algo tivesse deslocado o pequeno mastro. Embora tenha equipamentos poderosos, a Nasa jamais mostrou, por exemplo, fotos da base do módulo que foi deixada na Lua quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin decolaram ao encontro de Michael Collins que os aguardava no módulo de comando em órbita lunar. Até o diretor Stanley Kubrick entrou na dança lendária. Teria sido ele o autor das falsas imagens de Neil Armstrong desembarcando do módulo lunar. Tudo 171, filmado em um estúdio em um estúdio na Área 51, a famosa zona proibida militar americana.
Em seu livro  "Nunca fomos à Lua", que também faz aniversário - foi lançado em 1974, há 40 anos -  o escritor e pesquisador Bill Kaysing argumenta que céu sem estrelas, sombras discrepantes, a pegada perfeitamente desenhada da bota de Armstrong e a ausência de uma cratera após a aterrissagem do módulo provam a “fraude. Ao lado das “teorias da conspiração” surgiram também provas da presença de extraterrestres na Lua após a visita dos astronautas. Uma foto mostraria “indícios” de que alguém construiu uma “torre” em uma das crateras. A mais recente imagem, essa da semana passada, "mostra" um "alienígena" ou um "ser humano" flanando na superfície lunar.
A China vai à Lua em breve descobrir de uma vez por todas se os americanos estiveram lá

O atual projeto espacial chinês prevê para os próximos anos o envio de uma tripulação à Lua. Como Estados Unidos e Rússia (que foi lá apenas com naves-robôs) não parecem dispostos a retornar ao satélite da Terra tão cedo, caberá aos chineses conferir se há sucata sucata espacial deixada pelos americanos, se as pegadas de Armstrong estão lá, se a bandeira foi mesmo cravada no solo etc. Será um interessante tira-teima. E, segundo os chineses, não vai demorar muito. 
Edição especial da Manchete contou a epopeia dos astronautas. 

A Fatos & Fotos chegou às bancas no dia seguinte com as fotos da conquista especial. 

Verdade ou mentira, o fato é que depois de ir à Lua, o astronauta Neil Armstrong visitou a redação na Manchete na Rua do Russel e foi fotografado ao lado de Hebe Camargo que o entrevistava para uma emissora de rádio paulista. (Foto reproduzida do livro 'Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou").  

8 comentários:

J.A.Barros disse...

Essa dúvida permanecerá por muitos anos, até que as viagens espaciais se tornem comuns viagens interplanetárias e a Gol e a Tam criem a Rio-Lua-Rio, como a São Paulo-Rio-São Paulo. E aí iremos encontrar ou não o que restou dos objetos deixados pelos astronautas americanos e a pegada da bota do Armstrong.
Quem sobreviver, verá!

J.A.Barros disse...

Ainda não consegui interpretar a sigla BQV. O que ela significa?

J.A.Barros disse...

Por que os russos não pousaram um homem na Lua?
Se pousaram naves-robot é porque tinham recursos técnicos para tal proeza.
E por que essa certeza de que os chineses pousarão mandarins na Lua?

BQVManchete disse...

J. A. Barros, a China já pousou em 2013 uma nave não-tripulada na Lua. Foi a sonda Chang'e lançada pelo foguete Longa Marcha. A sonda ainda levou um veículo, o Yutu, que circulou em algumas "mares" da Lua. Ou seja, dominam a tecnologia e já anunciaram que levarão astronautas. Por isso, é só uma questão de tempo.

A sonda foi lançada no foguetão Longa Marcha 3B, a 2 de Dezembro, e transporta um rover chamado Yutu, Coelho de Jade em chinês. Dentro de algumas horas, o Yutu vai sair da estrutura que pousou e começará a

BQVManchete disse...

Continua raciocinando, J.A. Barros, vc vai descobrir o que significa BQV

J.A.Barros disse...

Bem, agora o modismo político é a China que, apesar de ser uma das civilizações mais antigas do mundo, 3 mil anos antes de Cristo, não eram uma nação no seu todo. era dividida em províncias governadas por generais que tinham seus próprios exércitos e dominavam com mão de ferros as suas províncias e viviam guerreando entre si. A unificação da china se deu depois da Longa Marcha comandada pelo seu grande líder Mao Tse Tung. Depois de Kublai Khang, neto de Genghis Kang, que imperou na china até no tempo de Marco Polo, o veneziano, de trouxe o macarrão para a Itália, veio a dinastia Ming que teve o seu fim com o neto da Imperatriz viúva.
Com a invasão japonesa a a revolta liderada Por Mao, a China se aliou à União Soviética que veio a trair anos depois cortando todo auxílio financeiro e apoio logístico às suas forcas armadas.
E é ai que começa uma outra história, política, industrial e comercial que levaria a China a potência que é hoje.
Bomba Atômica até a Coreia do Norte tem e o Irã será o próximo país. fora do círculo do clube atômico do mundo, que terá também a sua Bomba Atômica.
Se os EUA e a Russia abandonaram a idéia de colocar homens na Lua e montar uma base militar nesse satélite, por que a China pretende brevemente colocar mandarins, com seus rabichos, nesse satélite que até hoje, parece, só serve para inspirar os românticos namorados.
Pensei em boquete, mas achei banal demais, mas não encontrei continuidade para QV.
Mas um dia descobrirei.










J.A.Barros disse...

Nesse lance do americano na Lua, pode-se discutir a sua veracidade, mas o foguete Saturno V é indiscutível a sua existência. Agora se le chegou a Lua e despejou nela os seus astronautas aí é outra história.

Alexandre Raposo disse...

Inacreditável que ainda haja gente que duvida disso... todos os argumentos dos "conspiradores" são furados e já foram perfeitamente explicados pelos cientistas. E as sondas americanas atualmente em órbita da Lua (sim, já eles voltaram lá várias vezes, só que com naves robotizadas)fotografaram as bases de todos os módulos lunares bem como outros equipamentos ali deixados pelos astronautas.