sexta-feira, 11 de março de 2011

Ontem e hoje, o que é melhor?

deBarros
Anos atrás, meu caro Eli Halfoun, na segunda-feira de Carnaval todo mundo trabalhava. O comércio abria suas portas até meio dia e algumas lojas e escritórios até às catorze horas.
O feriado era mesmo na terça-feira e ninguém morria por trabalhar tanto. Muitas empresas pagavam os seus empregados no sábado. Depois passou a ser quinzenal e por fim por mês.
Bem, tudo era muito diferente naqueles anos. Não havia o "estica" que você lembra na sua postagem. Se o feriado era quinta-feira, todo mundo ia trabalhar na sexta-feira e no sábado que seguia ao que era chamado de "semana inglesa". O trabalho aos sábados era até o meio-dia.
Não sei dizer se a vida naquele tempo era melhor. Hoje, na verdade, existem muito mais recursos econômicos e financeiros do que naquela época.
Os bancos pagavam as pessoas para abrirem contas e hoje as pessoas pagam aos bancos para guardarem o seu dinheiro.
No meu entender isso já é uma diferença fundamental. O caixa do banco atendia os correntistas com um sorriso, davam bom dia ou boa tarde e com uma caneta de pena que molhava no tinteiro atualizava a sua carteira de deve e haver.
Não havia grandes filas nos caixas dos bancos. E a vida seguia tranqüila e serena sem ninguém ser assaltado à luz do dia, muito menos nas calçadas da Av. Rio Branco.
Essa época acabou, meu caro Eli Halfoun, o "estica" é um resultado do mundo moderno em que passamos a viver e nada mudará essa condição humana em que hoje se vive.
Sobreviver é o que se pode fazer de melhor.

Um comentário:

eli halfoun disse...

Tem razão,Barros. Os tempos mudaram e não adianta a gente continuar querendo viver do passado.Agora é bola pra fente.Acredito também que as pessoas de tanto serem exploradas no trabalho ficaram mais preguiçosas e menos empolgadas ( a gente vibrava,lembra?)com o que faze. Quando eu cobria e editava carnaval na Ultima Horsa e na Amiga as pessoaseram mais entusiasmadas.Hoje3 atuirma quer "fecharlogo" pra ir embora.