quarta-feira, 30 de março de 2011

Manchete: notícias de um arquivo sumido






Reprodução da coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, no Globo de hoje
por Gonça Recentemente este blog relacionou a famosa foto de Paulo Scheuenstuhl, o Paulo Chuchu, que mostra a turma da Bossa Nova reunida no terraço da casa de Vinicius de Moraes, em 1967, entre aquelas que mais são publicadas sem o devido crédito ao autor. A foto pertence ao fabuloso arquivo da extinta Bloch Editores, leiloado há quase um ano. Até hoje, apesar de o Sindicato dos Jornalistas (SJMRJ), a Associação dos Repórteres Fotográficos (ARFOC) e a Comissão de Ex-Empregados da Bloch Editores (CEEBE) encaminharem correspondência ao suposto novo proprietário, não há informações sobre a conservação do acervo, sobre seu destino, se será aberto ao público ou se será comercializado. Há jornalistas, pesquisadores e escritores que procuram, em vão, adquirir imagens para ilustrar reportagens, livros e trabalhos acadêmicos. No Globo de hoje, a coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, alertada por José Carlos Jesus, presidente da CEEBE, republica a foto do Paulo Chuchu, com o devido e justo crédito, e informa que o negativo original está entre as cerca de 12 milhões de fotos que compõe o arquivo que pertenceu à Manchete, Fatos & Fotos e demais publicações da Bloch.

3 comentários:

Wilson disse...

como é grande o descaso com a nossa história. uma prédio histórico como o da reitoria da UFRJ pega fogo. Um grande arquivo como deve ser o da Manchete, revista que foi a principal publicação do Brasil durante anos, pode estar em perigo. Lamentável

Isabela disse...

Concordo, o Brasil não respeita sua memória. Li que o arquivo foi vendido por 300 mil reais. Imagine, bem menos do que o ministério da cultura deu para o blog da Bethania. Isso basta para se entender as "prioridades" da política.

Carlos disse...

Instituições culturais, museus, não se interessam po esse arquivo. Não poderiam ter adquirodo em leilão. Gastam dinheiro em porcarias e deixam a memória do país ir para o lixo.