por JJcomunic
A internet permanece como um desafio para os veículos de origem impressa. Como produzir versões digitais rentáveis, que atraiam assinantes e publicidade? Ao mesmo tempo em que é um caminho inevitável, o meio digital é impõe equações de difícil solução. O Times, da Inglaterra, tinha grande audiência na rede. O acesso era gratuito. O jornal passou a cobrar e, logicamente, esperava uma redução de usuários, assim como uma queda no número de anunciantes. Só não esperava perder... fontes. Isso mesmo, ao perder audiência, o jornal perdeu relevância. Para os jornalistas, aumentou a dificuldade de obter entrevistas importantes ou matérias exclusivas. Simples: a fonte passou a preferir veículos que pudessem ampliar a repercussão da notícia ou declaração. As estatísticas também preocupam o Times. Ao passar a cobrar pelo acesso, o jornal conseguiu, em um mês, 15 mil assinantes. Em contrapartida, perdeu 90% da audiência.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
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