quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"The Times": efeitos da cobrança de conteudo

por JJcomunic
A internet permanece como um desafio para os veículos de origem impressa. Como produzir versões digitais rentáveis, que atraiam assinantes e publicidade? Ao mesmo tempo em que é um caminho inevitável, o meio digital é impõe equações de difícil solução. O Times, da Inglaterra, tinha grande audiência na rede. O acesso era gratuito. O jornal passou a cobrar e, logicamente, esperava uma redução de usuários, assim como uma queda no número de anunciantes. Só não esperava perder... fontes. Isso mesmo, ao perder audiência, o jornal perdeu relevância. Para os jornalistas, aumentou a dificuldade de obter entrevistas importantes ou matérias exclusivas. Simples: a fonte passou a preferir veículos que pudessem ampliar a repercussão da notícia ou declaração. As estatísticas também preocupam o Times. Ao passar a cobrar pelo acesso, o jornal conseguiu, em um mês, 15 mil assinantes. Em contrapartida, perdeu 90% da audiência.

Nenhum comentário: