sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Faturando com o doente. Quem dá mais?

por Gonça
Na perversa onda neo-liberal dos anos 90, a saúde pública foi desbaratada no Brasil - a luta para recuperá-la levará anos se bons adminitradores se ocuparem disso. A política predatória transformou os pacientes na ponta lucrativa de uma poderosa indústria que envolve planos de saúde e hospitais privados. Não por coincidência, redes hospitalares são novos objetos de desejo de investidores e fundos de capitais. Por definição, acionistas e instituições especulativas perseguem lucros altos e custo "racional". Esta é a equação. Em hospitais privados que atendem emergências clínicas, as salas de espera já lembram os piores postos públicos, com filas e atendimento relâmpago, em cadência que sugere linhas de montagem. Nada contra hospitais privados, obviamente. Que atendam que pode pagá-los. Mas não se pode deixá-los como quase a única alternativa. Milhões de brasileiros não podem contratar planos de saúde, cada vez mais caros. É obrigação constitucional do governo prestar atendimento digno a todos. Uma das razões da recente reforma da saúde nos Estados Unidos, promovida por Obama e aprovada pelo Congresso, foi precisamente a constatação de que 30 milhões de americanos de baixa renda estavam fora da faixa de atendimento hospitalar. Daí, a reconfiguração e remontagem de uma saúde pública digna desse nome.        

2 comentários:

debarros disse...

Como pode citar um país que explora a ignorância dos paises emergente, a pobreza de paises outrora colonizados por potências européias. Como pode citar um país que vive às custas da mão de obra barata dos seus paises vizinhos. Como pode citar um país que preocupado com seus 30 milhões de cidadãos sem proteção hospitalar cria um plano de de Saúde, realmente, para todos.
Como pode citar um país, como exemplo de governo voltado para atender o seu povo, quando sempre o estigmatizou, quando sempre o chamou de ganancioso, eleitista, racista, assassino, criador e alimentador de guerras para enriquecer a sua industria guerreira. Enfim um cão do Diabo sacirficando e matando inocentes numa guerra que tinha por finalidade se apossar dos ricos campos de petróleo do Iraque e agora está de olho nas reservas de petróleo dos ricos mananciais do ouro negro do Irã.
Caro Gonça socialismo é o socialismo norte americano.

gonça disse...

me refiro a uma medida do Obama, que aliás sobre forte oposição e já é chamado de comunista. Ele tenta corrigir o desatre é foi a política de saúde de governos republicanos, de direita, dos Bush da vida. Aliás tenta regular também o capitalismo selvagem dos neo-liberais tão incensados por analistas tupiniquins e que deu na mega crise financeira recente