Considerado o mais bem pago advogado do país, Márcio Thomaz Bastos, que hoje tem a difícil tarefa de defender Carlinhos Cachoeira, tem suas manias, como revelou em recente entrevista para a revista Poder. Aos 56 anos, o ex-ministro da Justiça jamais pronuncia a palavra azar e no tribunal usa há 30 anos a mesma beca porque acredita que ela lhe dá sorte. O advogado tem outra beca de plantão, mas está esquecida no armário: "Comprei uma em Paris, mas nunca usei. A antiga sempre me dá muita sorte". Vai precisar mesmo. Agora mais do que nunca. (Eli Halfoun)
Jogada de mestre: como não estava conseguindo associar o nome de nenhum produto ao seu novo estádio, que ficou conhecido mesmo como Itaquerão, o departamento de marketing do Corinthians resolveu mudar a tática e registrou o nome Itaquerão e agora o está comercializando com todos as empresas que quiserem associar seus produtos ao Corinthians. Com o nome Itaquerão registrado e devidamente ligado ao Corinthians, o clube entra em campo vendendo a expressão para clientes de todos os tipos que queiram usar ou rotular novos produtos com ou sem o símbolo do Corinthians. Uma justa opção: não é todo mundo que quer seu produtor marcado pela torcida corintiana. (Eli Halfoun)
O julgamento do mensalão começará com alguns, digamos, problemas técnicos. Um deles é que no dia 3 de setembro, ou seja, um mês após o início do tão esperado julgamento, o ministro Cezar Peluso completa 70 anos e não poderá escapar da aposentadoria: como será, queira ou não queira, substituído Peluso só terá uma alternativa que é votar antecipadamente. Se não declarar seu voto o novo ministro indicado pela presidente Dilma Roussef votará em seu lugar e para isso precisará ler todo o processo de mais de 50 mil páginas para poder dar seu parecer e voto. Como outros ministros também estão na bica da idade de aposentadoria obrigatória o julgamento do mensalão corre o risco de ser prolongado mais do que deveria o que não aconteceria se o julgamento tivesse sido iniciado antes de tanta enrolação. (Eli Halfoun)
Em tempo: estou doido para achar um emprego como o da Nina em que eu possa sair e mentir na hora que bem entender, largar o serviço pela metade ficar ouvindo atrás das portas e ainda por cima ser adorado e elogiado pelo patrão. Parece até emprego público. (E. H.)
Envelhecer é inevitável e, portanto, não adianta procurar a tão sonhada fonte da juventude eterna porque ela não existe. Ficar velho, mas não necessariamente ultrapassado traz, como tudo na vida, muitas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens a mais importante é, sem dúvida, a experiência que, no caso, é também um sinônimo de sabedoria. Entre as desvantagens, que também são naturais porque, afinal, a vida é feita muito mais de desvantagens do que de vantagens, a mais cruel é a de a cada mês ou menos ter de riscar do caderno de telefones o nome de mais um amigo, conhecido ou profissional sempre admirado. Tive pouco contato com o recém falecido escritor e jornalista Ivan Lessa, um profissional da melhor qualidade e um papo sempre esclarecedor e animado. No texto que a "Folha de São Paulo" publicou o que mais me chamou a atenção foi a lembrança de que Ivan Lessa foi um dos criadores do "Pasquim" ao lado de Millor Fernandes, Paulo Francis, Tarso de Castro e Sergio Cabral. Do grupo só Sergio Cabral está aí firme e forte (tomara que cada vez mais) escrevendo livros, criando espetáculos e pontificando cada vez mais como um ser humano fantástico e um profissional exemplar e apaixonado por seu trabalho. Na verdade, uma missão. Ivan Lessa deixa também, entre muitas outras coisas, esse apaixonado exercício de escrever. Mesmo muito doente fez questão de escrever suas crônicas até o fim. Se pudesse, certamente Ivan Lessa escreveria agora a crônica de sua morte, que não seria, tenho certeza, um texto de despedida. Simplesmente porque Ivan estará definitivamente vivo através de seus textos. Como permanecem vivos seus pais, os escritores Orígenes Lessa e Elsie Lessa. Ivan é apenas mais um nome riscado do caderninho de telefones, mas não da memória, que é o grande arquivo da vida de quem teve e tem competência para chegar até a velhice. (Eli Halfoun)
Ronaldinho não está sendo rejeitado só pelas torcidas: está perdendo contratos publicitários porque nenhum maqueteiro acha conveniente pelo menos por enquanto associar seu produto a imagem do "dentuço". O próximo problema que o jogador pode enfrentar é com a Coca-Cola, que o tem como contratado até 2014. Ocorre que quando foi apresentado pelo Atlético, Ronaldinho apareceu na entrevista coletiva e, portanto, nos programas de televisão com duas latinhas da Pepsi e a Coca evidentemente não gostou. A primeira rejeição publicitária feita a Ronaldinho foi do banco BMG que embora seja parceiro do Atlético não quis envolver-se na contratação de Ronaldinho. Agora que a conta bancária começará a diminuir talvez Ronaldinho tome jeito. Falta de dinheiro (no caso dele apenas um pouco menos) é sempre um santo remédio para várias situações e com Ronaldinho não será diferente. (Eli Halfoun)
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por Eli Halfoun
Emissoras de televisão não podem continuar sendo utilizadas como pátio de milagres e muito menos como palanques políticos: os inquilinos de horários evangélicos sempre tem interesse em influenciar a política e os políticos e em eleger algum vereador, deputado ou senador para aumentar a presença da bancada (não seria banco?) evangélica no jogo político que, como as igrejas, também costuma passar a sua "sacolinha". A livre escolha de ser adepto de qualquer religião também faz parte do jogo democrático. Mesmo que discorde da escolha ninguém condena quem quer ser evangélico, cristão, judeu, espírita, seja lá o que for. O que se condena é utilizar importantes horários que deveriam ser utilizados para fornecer lazer, informação e educação para cometer um pecaminoso mercado da fé. Não é preciso pagar para acreditar em Deus e para ter fé, mas pagar e receber para vender a fé é e será sempre um comércio ilegal. Ainda mais quando usa um bem público, ou seja, a concessão de uma emissora de televisão para vender promessas e esperança de curas milagrosas (nunca passam de promessas como da maioria dos políticos que enganam a boa fé em todos os sentidos) de um povo que já foi enganado demais. Ou as emissoras fazem televisão de verdade ou abrem mão de uma concessão que não conseguem gerir com competência e leiloam horários como se estivessem vendendo banana em feira pública. (Eli Halfoun)
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2012/1966 |
por Eli Halfoun
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