domingo, 27 de junho de 2021

O homem da nota de 50 libras • Por Roberto Muggiati


Começou a circular a nova nota de 50 libras no dia 23 de junho, data do aniversário de Alan Turing, homenageado com sua foto na nota. Nascido em 1912, Turing é considerado o pai da computação moderna e da inteligência artificial. 

Durante a Segunda Guerra, ele criou uma máquina que ajudou a decifrar mensagens codificadas nazistas, levando os Aliados a derrotar a Alemanha. Sua intervenção abreviou em mais de dois anos o fim da Guerra na Europa e poupou mais de 14 milhões de vidas. 

Nada disso lhe valeu em 1952, quando Turing foi flagrado como homossexual e obrigado a submeter-se a castração química para não ser encarcerado. O trauma que sofreu o levou a suicidar-se dois anos depois, aos 41 anos, comendo uma maçã envenenada com cianureto. 

Só em 2009, pressionado por uma campanha pela internet, o governo britânico pediu perdão “pela maneira terrível como Turing foi tratado”; e, em 2013, a Rainha Elizabeth II lhe concedeu o perdão oficial, 60 anos após sua morte.

A lei retrógrada que fazia do homossexualismo um crime na Inglaterra e no País de Gales – mesmo em relações consentidas entre adultos – gerou uma indústria criminosa da chantagem, através da ameaça de delação às autoridades. Só a pressão de uma campanha popular levaria à abolição da lei em 1967. Um papel importante foi desempenhado pelo filme Victim/Meu passado me condena – estrelado por Dick Bogarde, e o primeiro na Inglaterra a usar a palavra “homossexual”.

Turing se tornou mais conhecido do grande público em 2014 graças ao filme O jogo da Imitação, que recebeu oito indicações ao Oscar, uma delas de melhor ator para Benedict Cumberbatch, que interpreta Turing. Uma série da BBC-TV em 2019 elegeu Alan Turing como a pessoa mais importante do século 20.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Acredito que uma das revoluções que ocorreram no mundo, uma delas, sem dúvida, na minha opinião foi a criação da computação eletrônica. Alan During, idealizador de uma máquina, eletrônica, que o ajudasse a responder ás perguntas concernentes á decifração das mensagens em código do exército alemão, construiu uma máquina do tamanho de um armário, que fazendo as perguntas certas ela respondia decifrando os códigos alemães. Alan During, inventou ou criou o que chamamos hoje de computador e hoje o mundo, do Polo Norte ao polo Sul, com seu computador pessoal, se comunica com todas as regiões desde planeta,chamado Terra