Trump bate continência para general norte-coreano. "Falcões" americanos não gostaram da foto... Reprodução Korean Central Television. |
Teerã, 1943: cadeira mais baixa deixou Churchill inferiorizado na comparação com Roosevelt e Stálin. No fim do mesmo ano, em... |
...Yalta, o protocolo organizou a pose oficial dos líderes no mesmo plano. |
por Flávio Sépia
O encontro de Donald Trump e Kim Jong-un pode até ser cenográfico e resultar em nada ou pouca coisa. Mas a Coréia saiu na frente na cobrança dos pênaltis do jogo político. O presidente americano bateu continência para um general norte-coreano sob o olhar de Kim Jong-un. Cowboys e falcões americanos se irritaram com a foto que viraliza na internet.
Durante a Segunda Guerra, mesmo sem a força das redes sociais, a divulgação de uma foto de Stálin, Roosevelt e Churchil em Teerã, 1943, não agradou aos ingleses. Embora o "leão britânico" fosse baixo, como Stálin, a cadeira minimalista que lhe coube o deixou na foto em versão mais compacta ainda diante do líder soviético. No fim daquele mesmo ano, na conferência de Yalta, o protocolo providenciou para que os líderes aparecessem no mesmo plano.
3 comentários:
Tinha que retocar a foto na época não tinha Photoshop, era mais difícil.
Me lembrou o filme O Grande Ditador quando Hitler da uma cadeira baixa a Mussolini para humilhar.
Em Yalta, o presidente Roosevelt se achava bem doente e veio falecer ante da guerra acabar. Acabou com a crise econômica e depressão das EUA e com o desemprego aplicando a política do New Deal. Com o desemprego, o seu governo começou a criar obras empregando muitos operários e financiando as empresas privadas a construir obras e investir no mercado.
Postar um comentário