segunda-feira, 24 de julho de 2017

Turquia prende ativista e funcionária da Avaaz, o site de petições sobre direitos humanos. Um novo "expresso da meia-noite" se movimenta no país... Centenas de jornalistas e editores já são passageiros do trem da repressão.

Özlem Dalkıran. Foto:Avaaz
O governo da Turquia mantém presa uma funcionária da Avaaz, o site global que promove campanhas, abre petições e pressiona governos e corporações sobre temas cruciais relacionados a direitos humanos, democracia, meio ambiente etc.

Por apenas ter participado de um reunião de defensores de direitos humanos,  Özlem Dalkıran, que também atua na Citizen's Assembly, foi encarcerada sem acusações formais, como milhares de pessoas brutalmente perseguidas pelo presidente turco Recep Tayyip Erdoggan.

Uma petição foi entregue a Federica Mogherini, representante de Relações Exteriores da UE, que participou de encontro considerado crucial para a Turquia, já que foram discutidos acordos comerciais com a União Europeia.
Além de Dalkiran, outras pessoas foram presas ao participar de um seminário de direitos humanos em Istambul, entee os quais İdil Eser (da Anistia Internacional), Günal Kurşun e Veli Acu (da Human Rights).

A Alemanha criticou a Turquia pela detenção de opositores ao governo autoritário de Erdogan, no poder desde 2003. Com projeto de islamização forçada de um país tradicionalmente laico, o presidente acusa de "terrorista" a quem lhe faz oposição. Um cidadão alemão foi preso sob essa acusação infundada e multiplicada aos milhares atingindo centenas de jornalistas e editores. O governo alemão já avisou aos seus cidadãos que não pode garantir sua segurança na Turquia, assim como acesso consular. A resposta de Erdogan? "Ninguém tem o direito de interferir em assuntos internos da Turquia".

Em 1978, o diretor Alan Parker lançou um filme, hoje um clássico, sobre a prisão de um estudante americano na Turquia. "O Expresso da Meia-Noite"  mostrou o drama do estudante preso e jogado em uma cela degradante.

Agora pilotado pelo fundamentalista Erdogan, um novo expresso da meia-noite está em movimento na Turquia.

O número de turistas estrangeiros que visitam a Turquia caiu em quase 30%. O interesse de brasileiros em visitar o país também despencou pela metade, muito além do que pode ser atribuído à crise econômica.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse Erdogan, ao que parece, quer ressuscitar na Turquia os tempos tenebrosos do Império Otomano, quando muitas vidas se perderam após torturas e assassinatos nas masmorras do Império. A história da Turquia é muito triste e cheias de assassinatos onde a vida do homem não valia um vintém furado. Muitos dizem que a história não se repete e muitos afirmam que ela se repete sim, não pelos mesmos métodos, mas em tempos modernos outras técnicas são utilizadas, assim como outras formas camufladas de governo tem em si os mesmos destinos das grandes ditaduras e impérios.

Duarte disse...

A islamização cai destruir o país e já está tirando liberdades e direitos. Com isso a Turquia não entrará mais na União Europeia e o país só perderá com isso.

J.A.Barros disse...

Está faltando na Turquia atual a criação dos "Janízeros " o exército pessoal do Califa que comandava os atos sangrentos que massacravam os povos que viviam sob o Império Otomano