A empresa chinesa Timekettle desenvolveu um aplicativo iOS para celular capaz de fazer tradução em tempo real. Por enquanto, o gadget ainda em testes é aplicável em iPhones e iPad e faz a versão de mandarim para inglês, mas outros idiomas serão adicionados à medida em que o projeto for desenvolvido.
O objetivo é tornar coisa do passado dificuldades de comunicação no estrangeiro tanto para turistas quanto para empresas. O aparelho se completa com um fone de ouvido Bluetooth WT2 acoplado ao smartphone. Na versão para testes, foi registrado um delay de três segundos na ação do intérprete digital. A Timekettle garante que esse intervalo será reduzido a menos de um segundo.
Para que ocorra uma conversa entre um turista e um local, será necessário que ambos disponham do aplicativo e dos fones especiais acoplados aos respectivos smartphones, caso contrário você se limitará a ouvir no seu idioma a fala do interlocutor.
Deverá ser útil para o básico. Lembrando que cautela é preciso nesse tipo de tradução digital. A expressão italiana "traduttore, traditore" ("tradutor, traidor") ensina que são comuns as armadilhas dos idiomas e os labirintos das culturas mesmo para muitos que têm fluência em língua estrangeira.
Imagine para um mero aplicativo.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Não acredito que se torne prático tão cedo. Você viaja pra China, vai pedir informaçao ao guarda e ele só vai entender se tiver o fone e o aplicativo no celular dele.
Postar um comentário