sábado, 6 de julho de 2013

Talento não é hereditário e deve ser aproveitado sempre

por Eli Halfoun
A “Folha de São Paulo noticia até com certa surpresa que Felipe Barbosa, filho do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, foi contratado pela produção do programa “Caldeirão do Huck” como se um crime estivesse sendo cometido. Felipe é formado em Comunicação e não importa de quem é filho desde que seja um profissional competente e provavelmente é. O que não se pode é impedir que filhos de pais famosos e bem sucedidos, que já carregam por causa disso muitos problemas profissionais e às vezes pessoais, sejam impedidos de trabalhar por “culpa” dos pais. Nesse caso não houve nenhuma interferência (pedido) de Joaquim Barbosa: Felipe conseguiu o emprego por seus próprios méritos e isso não lhe pode ser negado. O caso me lembra uma história na qual sem imaginar estive envolvido: a Editora Abril queria contratar meu filho, também jornalista e no primeiro contato disseram: “queremos te contratar porque você que deve ter o mesmo talento de seu pai”. A resposta de meu filho foi prática e definitiva: “talento não é hereditário e se vocês querem contratar o meu pai o telefone dele é esse”. Foi contratado imediatamente, trabalhou na Abril durante anos e hoje dirige e edita revistas com o talento que sem dúvida é dele e não o meu, se é que tenho.

Aliás, nunca concordei com a idéia de não permitir que deputados, senadores, ministros ou funcionários de confiança dos governos federal estadual ou municipal sejam impedidos de empregar familiares, ou pessoas conhecidas. É claro que para esse tipo de contração a conduta deve ser acima de tudo profissional desde o filho, sobrinho ou qualquer parente a ser contratado for competente e perfeito para cumprir a função para a qual está sendo convocado sem regalias ou vantagens. Bons profissionais são sempre necessários em qualquer área do mercado de trabalho. O que não se pode e deve fazer é contratar ou nomear quem quer que seja apenas pelo grau de parentesco ou amizade e para ficar recebendo sem trabalhar como, aliás, frequente em tido o país. Profissional com capacidade e vontade de trabalhar deve ter sempre a porta aberta. Seja filho de quem for. (Eli Halfoun)

Um comentário:

Marcelo disse...

o que tão mostrando no face é que ele julgou bem favorável ou mandou arquivar processo do pai de Huck o cara que empregou o filhão na Globo. O Barbosa também voou de avião às custas do suado dinheirinho do povo que paga impostos. Foi na boa ver o jogo no Maracanã como convidado e direito a mordomia. Sempre desconfio desses caras moralistas e aí aparece um podre.