terça-feira, 23 de julho de 2013

Lula falou: “É preciso recuperar as ligações com os movimentos sociais”.

por Eli Halfoun
O ex-presidente Lula esperou a poeira baixar para falar sobre as manifestações. E falou: em artigo publicado há dias no jornal “The New York Times”. O ex-presidente (e quem sabe futuro) disse que “é preciso recuperar as ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para os novos problemas”. Disse mais: “As manifestações são em grande parte resultado das implantações de medidas sociais, econômicas e políticas no pais: na última década o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres e houve uma redução drástica da pobreza e da desigualdade”. Será que houve mesmo?
Em seu artigo Lula discorda dos que (e são muitos) atribuem a onda de protestos a uma rejeição política e diz: “Eu acho que é precisamente o oposto: os manifestantes refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente”. Lula escreve ainda que “a juventude quer a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, compraram seu primeiro carro e começaram a viajar de avião. Agora o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil”.
Lula também está atento à importância das redes sociais e diz que os jovens querem ser ouvidos: “É necessário pensar em novas formas de participação política e as instituições devem usar as novas formas tecnológicas como forma de promover o diálogo com a sociedade”.

É claro que o ex-presidente não perdeu a oportunidade para a falar de sua pupila Dilma Roussef e elogiou a presidente por propor um plebiscito para realizar as reformas políticas no país e por pedir um compromisso nacional para melhorar a saúde, a educação, o transporte público. Pedir é fácil. Importante é fazer e fazer mesmo ninguém faz. Continuam apenas nos atropelando com palavras.  (Eli Halfoun) 

Nenhum comentário: