terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papa é de todos. No amor, na solidariedade e na paz


por Eli Halfoun
O Papa é de todos – a frase é pequena, talvez pareça frase feita e repetitiva, mas representa a grandeza do Papa Francisco para o mundo em suas convicções de bondade, solidariedade, simplicidade e fundamentalmente amor que ensina a distribuir entre todos e para todos.
A visita do Papa ao Brasil escreveu e continuará escrevendo uma nova história e não só religiosa para fiéis de todas as crenças e todos os credos. Os sentimentos que o Papa tem ensinado ao mundo são universais e se é verdade que estão um pouco esquecidos é verdade também que a presença do Papa aqui e no mundo está fazendo reascender em todas as almas e corações a certeza de que só com solidariedade do amor é possível reescrever os sentimentos e a partir deles uma nova e necessária história humana pare uma humanidade cada vez mais desumana e distante do bem maior que é a união através do amor.
O Brasil tem hoje, segundo recente estatística do IBGE, 153 milhões de católicos. A pesquisa também mostra que nas duas últimas décadas a igreja católica vem perdendo fiéis para outras igrejas. A verdade é que não importa a religião ensinada ou escolhida o que vale mesmo é que a humanidade tenha apenas uma única religião: a de fazer bem ao próximo. Cada um de nós tem o poder e o dever de ter no amor e em tudo o que ele representa a religião maior. Cada um pode ser deus de si mesmo se souber como o Deus maior plantar no mundo mais do que a fé, a solidariedade e o amor que caminha com as mãos unidas. 
Nesse momento católicos, espíritas, evangélicos, judeus e até os céticos que não tem religião, mas ainda assim apelam para Deus nos mais difíceis momentos de suas vidas precisam aprender com o homem Papa que a simplicidade é a maneira mais fácil de viver e de fazer pelo próximo. Fazer por um mundo que precisa urgentemente e cada vez mais estar unido apenas pela crença do amor. Um amor universal como o que Papa tem mostrado e praticado. Religião, qualquer que seja a sua, não é fundamental. Fundamental é amar e ajudar. Essa sim é a verdadeira religião de todas as pessoas e de todos os povos. O amor é e será sempre a nossa bíblia maior e mais bem escrita. É preciso terminar uma história para que outras comecem. (Eli Halfoun)


Nenhum comentário: