por Eli Halfoun
Convencidos de que é o preço praticado no mercado que afasta o brasileiro do consumo do vinho aqui produzido, os vinicultores pretendem iniciar uma campanha para tentar acabar com a exigência de selo fiscal para os vinhos porque “são os selos, além do excesso de burocracia e do enorme peso da carga tributária" que encarecem o preço dos vinhos quando chegam ao consumidor. O pouco consumo de nossos vinhos faz com que fique difícil enfrentar os obstáculos para desenvolver no Brasil uma “cultura do vinho”. Os vinicultores exemplificam com exemplos do Chile “onde uma garrafa de vinho custa apenas 20% a mais do que uma garrafa de cerveja, enquanto no Brasil com o preço de uma garrafa de vinho, o consumidor pode comprar 24 latinhas de cerveja”. Os vinicultores dizem também que os vinhos e as armas de fogo são os únicos produtos que pagam 25% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria), o que encarece ainda mais o preço unitário do produto. Nesse caso, solta aí uma cervejinha bem gelada. (Eli Halfoun)
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