A Polícia Federal deflagrou nessa semana a Operação Intolerância para identificar e processar os autores de mensagens com conteúdo discriminatório. Já estão na gaiola os elementos Emerson Eduardo Rodrigues e Marcelo Valle Silveira Mello, que publicaram ofensas no site silviokoerich.org. Eles foram localizados pelo Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Os dois postavam mensagens de apoliogia à violência contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus, além de incitações a abuso sexual contra crianças. Se você identificar sites ou mídia social com esse tipo de crime não hesite em denunciar a gangue ao Ministério Público Federal. Felizmente, há uma grande colaboração dos brasileiros. Só o site da dupla agora presa foi denunciado por 70 mil pessoas, que encaminharam sua indignação à organização não governamental SaferNet Brasil.
Há debate, no momento, sobre as ofensas racistas e discriminatórias que são propagadas por uma onda de supostos humoristas em shows stand-up. Cuidado. As leis brasileiras criminalizam o racismo. Os tais comediantes apelam para a liberdade de expressão. Ôpa. Liberdade de expressão, uma conquista democrática, não deve justificar humilhação, grosserias, racismo e piadas que só incentivam a perseguição a minorias. Os bares de Berlim, durante o nazismo, também encenavam musicais humorísticos. Provocavam muitos risos mas nem por isso, em nome de uma alegada liberdade de expressão, era legítimos ou aceitáveis. O fim daquele filme todo mundo sabe. Os comediantes racistas estão exagerando. Ponto. E se arriscam a fazer par com a dupla agora devidamente grampeada pela PF. Olho vivo. Mas seria o caso de censuira p´revia? claro que não. Nunca. O que se espera é que democraticamente os alvos das piadas preconceituosas se defendam na justiça e disparem processos contra a grosseria dos humoristas. E que estes assumam a responsabilidade pelas piadas, indenizem os ofendidos, nos poupem da choradeira posterior e evitem posar de coitadinhos.
Conheça a SaferNet Brasil. Clique AQUI
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A intolerância começa assim e acaba em violência e crimes
Postar um comentário