sábado, 31 de março de 2012

Deu na Fatos & Fotos, há 44 anos: ditadura assassina o estudante Edson Luís

Capa da edição 375 da Fatos & Fotos com a cobertura do assassinato
 e enterro
do estudante Edson Luis.

Enterro de Edson Luís. Reprodução Fatos & Fotos

Enterro de Edson Luís. Reprodução Fatos & Fotos
por José Esmeraldo Gonçalves
Há 44 anos, no dia 28 de março de 1968, a ditadura mlitar matou um jovem de 18 anos. Edson Luís de Lima Souto havia chegado ao Rio apenas um mês antes. Pensava em trabalhar e concluir o Artigo 99. Edson fazia alguns "bicos" como faxineiro e frequentava o restaurante dos estudantes, no Calabouço. Naqueles dias de março, o Calabouço era alvo de protestos: os estudantes pediam melhores instalações e melhor comida. Naquela noite, uma quinta-feira, aconteceria mais uma passeata. Edson estava na fila do bandejão, queria sair mais cedo para ajudar na preparação de cartazes. Alertada sobre o protesto, a polícia invadiu o restaurante. Tiros, gritos. Antes que pudesse escapar, Edson foi encurralado e abatido à queima-roupa. A bala varou o coração. O corpo do estudante foi carregado pelos colegas até a Santa Casa de Misericórdia e, em seguida, para a Assembleia Legislativa. Foi decretada uma greve geral e, no dia seguinte, milhares de estudantes compareceram ao velório do colega. Três repórteres da Fatos & Fotos - Helena Beltrão, Carlos Castilho e Edson Cabral - e sete fotógrafos - Juvenil de Souza, Nicolau Drei, José Martins, Jorge Aguiar, Armando Rosário, Milton Carvalho e Moacir Gomes -  foram destacados para cobrir a morte e o enterro do estudante e, nos dias seguintes, os protestos no Centro da cidade. A revista foi para as bancas rapidamente - a velocidade era uma das características da Fatos & Fotos - com uma capa dramática e a chamada em uma faixa amarela: A Morte de um Estudante. A Tragédia do Rio que Abalou o Brasil. Nos anos seguintes, os assassinatos promovidas pela ditadura virariam uma cruel rotina. E, sob a mão pesada da censura, jamais voltariam a ser capa de revista. Ao fim daquele ano, o regime editaria o AI-5. Prisões, sequestros, torturas, perseguições, desaparecimentos, atentados como o da OAB e da bomba do Riocentro e assassinatos seriam os instrumentos da ditadura nos 17 anos de chumbo que ainda viriam após a morte do menino Edson Luís. O Brasil que naquele dia chorou a morte de Edson Luís ainda não sabia que o futuro próximo lhe reservava muito mais sangue e lágrimas.
(N.R: Em vários posts e registros - como o da recente reunião, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, dos fotógrafos que trabalharam nas revistas da extinta Bloch - este blog, como não podia deixar de ser, tem demonstrado indignação com o sumiço do arquivo fotográfico que pertenceu às revistas Manchete, Fatos & Fotos, Geográfica, Amiga, Desfile etc. Pois é. Entre o material sumido há fotos como essas acima reproduzidas. Momentos importantes da vida brasileira ameaçados de se perderem para sempre. Se o desaparecimento do acervo incomoda, é surpreendente o silêncio de instituições do porte de um  Ministério da Cultura, Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Museu da Imagem e do Som e, tratando-se de importante memória jornalística, a nossa Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Um comentário:

debarros disse...

O menospresso dessas instituições e de um modo geral do brasileiro pela sua história é surpreendente. Não importa que o fato ocorrido tenha implicações políticas ou não mas foi um fato que mudou e repercutiu na história deste país e ele tem que ser marcado na memória do país para todo o sempre e ser lembrado sim para que todos os brasileiros nunca mais se esqueçam de sua história. Edson Luís hoje é parte dessa história e não pode se esquecido NUNCA.