por Eli Halfoun
A presidente Dilma Rousseff começa a ganhar prestígio internacional e aceitou convite do governo Hu Jintao para visitar e negociar na China. Antes de partir ao encontro daquele que é principal parceiro comercial do Brasil e a segunda no ranking das potências econômicas, está fazendo o “dever de casa” para conhecer melhor os costumes chineses. Já deve ter aprendido, por exemplo, que:
1) na China as refeições são longas e arrotar é uma forma de dizer que está satisfeito;
2) é considerada ofensa deixar um pouco de bebida no copo;
3) no café da manhã o costume no país é tomar sopa de arroz ou leite de soja e comer ovos cozidos e pastel frito;
4) assoar o nariz na ou cuspir na rua são sinais de higiene;
5) os chineses são supersticiosos e por lá não existem andares 4, 14 e 24 porque o ideograma 4 é parceiro da morte;
6) a China tem uma gastronomia exótica e come-se de quase tudo, incluindo ninho de andorinha, gafanhotos, escorpião, ratos, gatos, cachorros, cobras e casulos de bicho-da-seda;
7) os chineses consomem muitos pratos afrodisíacos e que são a especialidade de um luxuoso restaurante de Pequim que oferece no cardápio especial receitas preparadas com pênis de animais, entre os quais de touro, jumento, cão, cobra (só chinês para descobrir pênis em cobra), cervo, carneiro, búfalo e cavalo. Os chineses acham que o pênis desses animais são tiro e queda para os seus próprios. (Eli Halfoun)
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário