quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quer ver um curiosidade jornalística? Olha só o primeiro carnaval da Manchete, em 1953

A primeira capa de Carnaval da Manchete, fevereiro de 53
Escolas de samba na Praia do Flamengo
por Gonça
A Manchete foi lançada em abril de 1952. Dez meses depois, em fevereiro de 1953, a revista fazia a cobertura do seu primeiro carnaval. Era a edição número 44. As reportagens especiais de Carnaval foram uma especialidade da Bloch. Manchete, especialmente, Fatos&Fotos e Amiga batiam recordes de tiragens em sucessivas edições. Manchete chegava a triplicar a venda nessas ocasiões.
A vedete Angelita Martinez no Baile dos Artistas,no Hotel Glória

Mas em 1953 este know how carnavalesco que se tornaria uma referência no jornalismo brasileiro apenas engatinhava. Mas Manchete já dedicou uma edição especial à festa que até hoje mobiliza os principais jornais e revistas do país, além da TV, do rádio e, agora, dos grandes portais.
Ontem, como hoje, carnaval é tempo de beijo. A legenda diz que o Baile dos Artistas se tranformou em um "verdadeiro inferno".

Na época, as equipes da revista se desdobraram em vários eventos: Baile dos Artistas, Baile do Copacabana Palace, Desfiles das Grandes Sociedades. Desfiles das Escolas de Samba, concurso de Rainha do Carnaval, Baile do Tijuca Tênis Clube, Baile do Hotel Glória  etc. Outra época, outras imagens, outro Rio.

A beira da piscina do Glória, as candidatas a Rainha do Carnaval de 1953. A mascarada estava no Baile do Copa


Este ano, a revista Manchete, que lançou suas edições especiais até o carnaval de 2008, não estará na avenida. Quem sabe, ano que vem. Mas alguns dos seus profissionais, sim, ainda dão plantão na passarela do samba em outras publicações. E a festa carioca, uma das maiores do mundo, continua a mover as rotativas de publicações como Caras, Contigo, Quem, Istoé Gente, além de cadernos especiais dos grandes jornais do país. Somadas, as edições especiais das revistas aí citadas se aproximam do milhão de exemplares. Mais ou menos o que Manchete, Fatos & Fotos e Amiga atingiam até o começo dos anos 90. É isso. Vambora que o carnaval pede passagem. E como já disse uma faixa do Simpatia, passagem, vale-transporte, ticket-refeição, bilhete único e riocard.  

4 comentários:

Eliane Furtado disse...

ADOREEEEEEEEEEEEEEEIIII!
Amanhã falo do carnaval da minha vida no meu Blog.Passei por lá. Vcs tem alguma dúvida onde eu vivi esta emoção? Na Manchete claro!!!!!

Ludmila disse...

Sensacional. Uma bela visão da festa popular em outra era. Não sou nostálgica mas gosto de saber de tdos os tempos inclusive e principalmente os que eu náo vivi. Beleza rever a manchete esta sim conheci e vivi através dos meus pais que a liam religiosamente.

deBarros disse...

Amigos, trabalhei durante toda minha vida profissional como chefe de arte das revistas O Cruzeiro e a Manchete, no mínimo em 40 Carnavais cariocas. Sou do tempo dos bailes no Teatro Municipal e seus desfiles de Fantasias. Todos os clubes do Rio davam os seus bailes de Carnaval. Um dos mais famosos era o do Yate Clube Brasileiros, que tinha como motivação – sempre – as festas Havaianas.
Os bailes do High Life eram,talvez, os mais concorridos, pelo menos os mais falados. Vi a Rita Hayorth, do filme "Gilda" sambar no Teatro Municipal. Kirk Douglas, fantasiado de "Spartacus, do filme em que foi esse personagem, pular das arquibancadas do desfile das Escolas de Samba para fugir dos fotógrafos que o assediavam para tirar fotos de sua fantasia. Vi Roque Hudson, completamente embriagado, sambando no meio das passistas da Mangueira. Senhores eu vi. São tantas histórias que falta tempo para serem contadas

Gonça disse...

Eliane, fui lá no seu blog amigo. Uma bela recordação. Realmente, foi inesquecível aquele carnaval, o primeiro do Sambódromo de 84. Me lembro de que o trabalho de todos vocês na histórica cobertura da Rede Manchete foi o assunto da cidade.