terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Comparação de preços mostra: consumidor é explorado

por Eli Halfoun
Mais do que uma necessidade fazer compras, especialmente de supérfluos, é uma maneira de gratificar e satisfazer o ego. Mesmo assim os preços são assustadores e nos fazem perder a noção do real valor dos produtos. O que acontece com maior frequência na compra de pequenas porções. Estudo de analistas de mercado mostra que os consumidores “perdem totalmente a percepção real do valor quer estão pagando”. Olha só que absurdo do qual nunca nos damos conta: um saquinho com orégano, encontrado em porções de 3 e de 10 gramas em qualquer supermercado custa R$ 1,99, o que significa que o quilo do orégano está sendo vendido a peso de ouro: R$ 633,33. Outro exemplo vem dos cartuchos para impressoras vendidos geralmente a R$ 55,99, preço superior a uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot, que custa proporcionalmente R$ 1,29 por mililitro. Já um cartucho colorido da Lexmark custa R$ 75,00, ou seja, R$ 13,636 o litro, quantia que daria para comprar três TVs de plasma de 42 polegadas, 45 Impressoras que utilizam esse cartucho, 4 notebooks ou cinco micros Intel com 246 MB. Tá todo mundo louco e nos levando à loucura de um absurdo carnaval de preços.

Um comentário:

Eliane Furtado disse...

Não é de hoje Gonça...não é de hoje...