quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pesquisadores desvendam origem de mancha misteriosa no quadro "O Grito", de Munch...

Mancha no quadro de Munch não foi obra de pássaros. Cientistas descobrem finalmente a causa do acidente que se incorporou a uma das mais famosas pintura de todos os tempos. Foto: University of Antwerp/Reprodução

por Jean-Paul Lagarride
Por mais de 100 anos, críticos de arte afirmavam que uma inusitada mancha branca no quadro "O Grito", de Edvard Munch, resultara de excrementos de pássaros que acidentalmente atingiram a obra prima do pintor expressionista.

Munch, que trabalhava ao ar livre e guardava suas obras em precários galpões de madeira, pintou quatro versões da figura torturada, mas apenas a versão mais antiga- de 1893 - tinha a suposta "colaboração" dos pássaros.

Segundo o Mirror, pesquisadores de Universidade de Antuérpia acabam de descobrir a verdade.

A mancha branca foi causada por cera. Usando equipamento de raio-X e scanner fluorescente, eles identificaram material escorrido provavelmente de uma uma vela acesa no próprio estúdio de Munch.

Os pássaros são inocentes e estão absolvidos da acusação de sujar um quadro que hoje vale mais de 100 milhões de dólares.

A especulação agora é outra e vale como piada: o personagem da famosa pintura não estava angustiado. Ele leva às mãos à face e grita no preciso momento em que vê a cera da vela cair sobre o quadro ameaçando incendiá-lo.

Nenhum comentário: