terça-feira, 15 de novembro de 2022

República: como vai se chamar a nova era?





A Alegoria da República segundo o brasileiro Manoel Lopes Rodrigues.
A representação é tão caricata e feia
quanto a representada. 

A Efígie da República do Brasil: um toque romano na terra do pau-brasil


O pintor Roque Carneiro retrtatou a República portuguesa de topless.
Belos seios, pelo menos. Não por acaso, reúne uma multidão de admiradores.


A "mãe guerreira" Marianne representa a República Francesa
na visão de Delacroix na tela "A Liberdade guiando o Povo".

Em seus conturbados 133 anos de República, o Brasil tem vivido espasmos alternados de totalitarismo e democracia. A República Velha – que não foi nenhuma beleza – foi derrubada pela Revolução de 30, que abriu caminho para a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. A redemocratização do pós-guerra não chegou a durar 20 anos e acabou atropelada pelo Golpe de 1964. Ao período de 21 anos de ditadura militar seguiu-se a Nova República, iniciada em 1985 com a eleição indireta de Tancredo Neves (e a posse de Sarney). 

Tivemos então 31 anos de altos e baixos, marcados pelo impeachment (mais que justificado) de Collor e pelo impeachment (injustificado) de Dilma, na verdade o mal dissimulado Golpe de 2016. 

A partir de 2018, o sofrido povo brasileiro foi brindado com quatro anos de negacionismo e neonazismo. 

Um novo período começa em 1º de janeiro de 2023 e está a pedir uma nova denominação. O blog Panis Cum Ovum – que já se aproxima do seu Ano XV – pede a seus leitores que contribuam com sugestões. Um veterano jornalista da revista Manchete já arriscou o seu palpite: Terceira República, inspirado pelo fato de que Luiz Inácio Lula da Silva é o único Presidente da história eleito para um terceiro mandato. 

Por enquanto, si non è vero è ben trovato...

6 comentários:

JEsmeraldo disse...

Sugiro Pós-República. Mas seja lá que nome tenha, é preciso criar uma nova alegoria. A nossa "musa" da República retratada aí é um bagulho. Sem ofensa, lembra a Janaína Pascoal. Lula devia chamar o Eduardo Kobra para retratar o pós-Brasil.

Wedner disse...

República do Povo. Para que finalmente o povo seja representado.

Eunício disse...

República de Ogum pra lavar a urucubaca que ataca o Brazil.

J.A.Barros disse...

Pau que nasce torto, vai morrer torto. A República brasileira nasceu pelo descontetamento de alguns Marechais, com o Imperador Pedro II, por não atender a algumas de suas reivindicações compensatórias, na Guerra contra o Paraguai e estimuladas por membros de Lojas da Maçonaria. E a implantação dessa República, se não houve derramamento de sangue houve um tratamento desreipeitoso, deselegante e até mesmo antiético, com a realeza do Imperador e sua personalidade. Ele e sua família, foi literalmente expulso do país, quase imediatamente, levando-o ao exílio na Europa e em terras francesas veio a falecer em pouco tempo. Regime republicano, não é imposto por problemas pessoais de grupos descontentes por não serem atendidos nas suas reivindicações . República é uma idéia, é um regime que se impõe na realizão em um Estado Democrático de Direito. Talvez, muitos de nossos dirigentes, não tenham idéia do que seja um regime politico republicano, aliás eles não tem idéia e nada, são vázios e sem estrutura intelectual e mal sabem falar.

Liana disse...

Brasil Verde

Gisele disse...

Meu pai diz que espera que seja a República da Esperança