terça-feira, 1 de novembro de 2022

Bloqueio de estradas e o ataque ao "Capitólio" caipira

 



A PRFcontribuiu para dois ataques à Democracia, agiu como linha auxiliar do bolsonarismo. 

Um, durante a votação do segundo turno, quando montou bloqueios em centenas de vias em todo o Brasil. Isso, claro, demandou autorizações superiores, planejamento e um enorme custo em horas extras para os policiais (mais de 3 milhões de reais, segundo divulgado).

O segundo ataque se deu durante a onda de bloqueio. Quando as milicias políticas bolsonaristas intrerromperam a circulação em rodovias de 22 estados, em um ato ilegal minucionamente planejado e financiado, integrantes da PRF foram flagrados em vídeo confraternizando-se, trocando abraços com os bolsonaristas e apenas assintindo aos bloqueios. De resto, aparentando  compactuar com um crime. Ação política, sem dúvida.  Até porque não se trata de manifestação legítima tudo aquilo que vai contra a Constituição. 

Os milicianos bolsonaristas, como sempre, estão pedindo um golpe militar.  Isso é flagrantemente criminoso.

As autoridades do governo em extinção, o do Bolsonaro, na prática tiveram como prioridade preservar a manifestação antidemocrática e desprezaram as agressões, danos e prejuízos que eles causaram à população de 22 estados. 

O fechamento de estradas brasileiras é um ensaio de uma ofensiva semelhante à invasão do Capilólio, em Washington, promovida por Donald Trump e suas gangues políticas. Se esses dois atos não forem investigados e seus mentores punidos estará aberta a possibilidade de invasões de prédios públicos e tumultos durante a posse de Lula. 

Quanto à PRF entrou finalmente em ação efetiva graças à determinação do STF para que o conjunto de polícias militares dos estados entrassem em campo.

Não apenas a postura da PRF deixou os bloqueios se espelharem pelo país como seu líder, Bolsonaro, permaneceu inerte. Este, omiziou-se no Alvorada e ficou em silêncio diante de toda a situação. 

A expectativa era que o presidente derrotado saísse do bunker hoje para algum pronuciamento. 

Ou não. 

Não tem mais tanta importtância.   

Registre-se que a Federação de Agentes da Polícia Rodoviária Federal divulgou documento em que crítica a direção da PRF, faz uma ligação dos bloqueios com Bolsonaro e afirma a compromisso dos agentes com a Democracia.


Nenhum comentário: