quinta-feira, 3 de novembro de 2022

FOTOGRAFIA - A ALTIVEZ E A SORDIDEZ

 

1968: Vanja Orico se ajoelha pela liberdade.Fotos de Gervásio Baptista/Manchete

 
2022: De joelhos, Cássia Kiss reza pela volta da ditadura.
 Imagem reproduzida do You Tube


por José Esmeraldo Gonçalves

Ontem, bolsonaristas foram à sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, para pedir que as Forças Armadas promovam um golpe e reinstalem uma ditadura do Brasil. 

Em meio à gangue golpista uma figura patética se destacou: a atriz Cássia Kiss ajoelhou-se para fazer uma "oração contra o comunismo". Na prática, ela estava lá para atacar a democracia. Na ação política, a atriz sequestrou o espírito cristão e rezou uma Ave Maria, que é uma oração na qual o fiel se admite como pecador. Faz sentido. Cassia Kiss está em Travessia, na Globo, novela da também bolsonarista Glória Perez, e desfruta momento de alta exposição. É possível que ela tenha feito um combo e rezado para a novela decolar, o que está difícil segundo os colunistas de TV.

A imagem da Kiss devota do golpe lembrou outra atriz, Vanja Orico, que em cicurstâncias opostas se ajoelhou para defender a democacia e a liberdade. 

Em outubro de 1968, uma manifestação de estudantes contra a ditadura militar foi reprimida à bala. O ataque matou o estudante Luiz Carlos da Cruz e feriu outros seis jovens. No dia seguinte, uma multidão se dirigia para o enterro do estudante assassinado, no Cemitério do Caju, quando ocorreu um novo ataque. Mais dois jovens foram mortos. 

Entre outros artistas, Vanja Orico participava da passeata. Em certo momento, para tentar deter a brutalidade, ela se ajoelhou diante das viaturas policiais. A atriz foi presa. Liberada três dias depois, Vanja passou a receber ameaças de morte. A decretação do AI-5 - que tornou a tortura política de Estado e sequestrou e assassinou brasileiros, Vanja foi obrigada a deixar o Brasil dois meses depois.  

Foi graças à luta de pessoas como Vanja  Orico que a democracia renasceu no Brasil após uma longa noite. É por isso  que tristes figuras como Cássia Kiss podem se postar diante de um quartel para pedir livre embora ilegalmente que os militares lancem os tanques contra a Constitução.     

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Foi ridiculo, se não patético, uma atriz de Teatro, cinema e TV, se ajoelhar e rezar contra o comunismo no brasil ao mesmo tempo, na sua oração, exaltava o axioma fascista: " Deus, Pátria e Família ", aliás axioma esse criado pela política de um fascista Plínio Salgado, que criou há anos, no brasil, tropas uniformanizadas, com a predominância da cor verde, no seus uniformes, repetindo com essa organização, as tropas de assalto, que Hitler criou nos anos 30, para dominar com o Partido Nazista a Alemanha. Sob esse lema, políticos govenamentais, caminhavam o brasil, para uma ditadura. Mas, o povo brasileiro soube escolher e votou na Democracia.

Isabela disse...

Essa Cássia caricata tá é afundando a novela Travessia. A Globo já vai reformular e talvez até encurte a novela segundo colunistas de TV.