sábado, 27 de agosto de 2022

Efeito Ucrânia - Elas estão de volta - Conheça a história da espiã treinada para seduzir oficiais da OTAN

Espionagem: a russa Olga Kolobova, nesta foto
em versão loura, atuava na...
 

...Europa e frequentava festas oficiais. 


Ela usava o nome de MarialAdela, de falsa ascendência
peruana e alemã. Fotos extraídas de redes sociais.




por Ed Sá

A mídia internacional divulga hoje a surpreendente descoberta de um espiã russa infiltrada em eventos da OTAN. 

Uma socialite e designer de joias que se identificava Maria Adela Kuhfeldt Rivera, filha de alemão com peruana, seria na verdade Olga Kolobova, agente da GRU, órgao da inteligência militar da Rússia. Atuado na Itália, ela teria se aproximado de oficiais de uma base da Otan e partipado de festas da organização. Rivera circulava na alta sociedade e teve um romance com um funcionário da organização militar ocidental. A história foi levantada pelo Bellingat, consórcio de investigação europeu. Kolobova atuava na Itália desde 2012. Ela foi secretária do Lions Club em Nápoles, através do qual desenvolveu ligaçoes sociais com oficiais americanos, alemães, belgas e italianos. A cidade do Sul da Itália sedia o comando naval da OTAN. Kolobova teria suspeitado da investigação e deixou Nápoles. Seu destino é ignorado.

Não é o primeiro caso descoberto após a deflagração da Guerra na Ucrânia. Em junho último, a polícia holandesa deteve um espião russo Sergey Vladimirovich Cherkasov, também do GRU, infiltrado no Tribunal Penal em Haia, que atualmente investiga crimes de guerra na Ucrânia. Cherkasov usava passaporte brasileiro sob o nome Viktor Muller Ferreira. Suspeita-se que adotou essa identidade desde 2010. Ele foi deportado para o Brasil e, em São Paulo, a Justiça Federal o condenou há 15 anos por uso de documento brasileiro falso.

Jennifer Lawrence
em Red Sparrow .
Foto Divulgação

 
Por coincidência, uma série no streaming do FX, chamada The Americans, conta a história de uma espiã russa que se passava por peruana e trabalhava nos Estados Unidos. 

O caso de Olga Kolobova também lembra trama do filme de 2018, Operação Red Sparrow, com a bela Jennifer Lawrence, que interpreta uma jovem bailarina recrutada pela espionagem soviética. Ela participa de um programa da KGB destinado a treinar jovens russas como espiãs capazes de usar a manipulação psicológica e, especialmente, a sedução, para envolver agentes inimigos. Dominika Egorova, a personagens de Jennifer Lawrence no filme, participa de um intenso workshop sexual voltado para habilidades que a KGB considerava irresistíveis como arma para descobrir segredos militares da Otan e dos Estados Unidos.

Para quem imaginava que a internet e os hackers haviam aposentado os espiões no estilo Guerra Fria, essa nova onde de espionagem na Europa mostra que nem todos os 007 adotaram o home office. 


3 comentários:

J.A.Barros disse...

Essa espiã, dá um primeiro tempo fantástico.

Ylen5690 disse...

Os oficiais da Otan também acharam isso, devem ter passado todos os segredos na boa.

J.A.Barros disse...

A espiã que veio da Sibéria.