sábado, 6 de agosto de 2022

Brasil de Fato - Sobre Jô Soares, o que faltou contar...


O site Brasil de Fato relembra uma previsão de Jô Soares que, infelizmente, se confirmou. No auge do golpe contra Dilma Rouseff, o apresentador conduzia um quadro com jornalistas de política - que ele chamava de "as minhas meninas" - que discutia acontecimentos nacionais. 

Jô dizia que o processo que levou ao impeachment de Dilma "tinha cheiro de golpe". As "meninas" subiram nas tamancas. "É por isso que eu digo, com todo respeito à minha amiga Lúcia (Hipólito), tem cheiro de golpe. Você querer usar isso para depor"...  

Jô não conseguiu completar a frase. A jornalista Ana Maria Tahan interrompeu bruscamente o apresentador. "Você é ingênuo!", imaginem, foi o que ela disse.

- "Quem é ingênuo"?, Jô se surprenedeu com a intervenção, mas continuou:

- "Se acontecer [o impeachment], não vai ser possível dar um jeitinho. E é por isso que o Brasil não acaba. Com tudo isso, vai se ajeitando, quebrando um galho aqui e outro. Agora, o que estou falando, não é que não é necessário, mas pode chegar a uma consequência que seria muito mais prejudicial ao Brasil do que a Lei da Responsabilidade Fiscal", afirmou.

E essa foi a previsão. 

Jô foi foi um dos poucos jornalistas a entrevistar Dilma às vésperas do processo que levou ao golpe parlamentar. A entrevista aconteceu na madrugada de sábado, dia 13 de junho de 2015, e Jô foi massacrado por apoiadores do golpe na internet. Entre os detratores, estava o guru bolsonarista Olavo de Carvalho e o apresentador Danilo Gentili, relata Brasil de Fato.

Você pode ler a matéria completa do Brasil de Fato AQUI

3 comentários:

Isabela disse...

O golpe que gerou o monstro do neofascismo e do neonazismo no Brasil. Jô tinha tantos talentos mas eu não sabia dessa capacidade de prever com racionalidade o desastre político que pessoas como essas aí do programa aplaudiram.

Prof. Honor disse...

O grande mídia conspirava abertamente. São muitos os jornalistas e as jornalistas que entraram parqa a história pela porta dos fundos naquela época. Grande Jô, atento e íntegro.

Diana disse...

Viva o gordo. Que tenha uma passagem feliz na mão de Deus