sábado, 2 de novembro de 2019

É rock! O que o navio Bouboulina tem a ver com Bop-A-Lena?

por Ed Sá 

O navio grego Bouboulina é apontado pelas autoridades brasileiras como o suposto responsável pela derramamento de petróleo nas praias do Nordeste. É impossível não associar o sonoro nome do superpetroleiro ao rock, a Jorge Ben Jor e a Raul Seixas.

A referência ao rock vem da associação com o rockabilly  Bop-A-Lena, o histórico hit de Ronnie Self que incendiou o verão de 1957.  Já a pronúncia abrasileirada que Ben Jor dava ao refrão da música - "Babulina" - liga o brasileiro ao Bouboulina.

Segundo a Wikipedia, Laskarina Bouboulina foi uma comandante naval e heroína da Guerra da Independência Grega em 1821. Capitã, foi postumamente nomeada para contra-almirante. Acredita-se que tenha sido a primeira mulher almirante da Marinha Imperial Russa.

Raul Seixas cantou Bop-A-Lena em 1973. Ouça AQUI

E ouça Bop-A Lena na voz do seu criador Ronnie Self, AQUI

ATUALIZAÇÃO em 05/11/2019 - O jornalista e cinéfilo Roberto Muggiati (ver comentários) acrescenta mais uma importante referência boubouliniana.
A do filme Zorba, o Grego, de 1964. Bouboulina é o apelido carinhoso que Antony Quinn (Zorba) dá à Madame Hortense (Lila Kudrova).  A atriz, aliás, ganhou o Oscar de Melhor Coadjuvante pela criação do personagem, uma ex-cortesã francesa que teve na sua cama as "Quatro Potências", os almirantes-chefes das armadas russa, inglesa, francesa e italiana no Mediterrâneo.
Mais Bouboulina: em agosto último, antes do nome do navio surgir no noticiário, foi inaugurado em São Paulo o bar-restaurante Laskarina Bouboulina. Pura premonição. Fica na Barra Funda. No cardápio, pratos que rementem à mesa da Bouboulina: mezzes de cafta crua, homus de feijão-fradinho, grão-de-bico assado, coalhada, pizza em formato de barca, escabeche de sardinha etc.

6 comentários:

Anônimo disse...

Peraí. O nome do navio é uma homenagem à dona do bordel em Zorba, o grego - aquela que tinha um papagaio que falava "Canabarro! Canabarro!", nome do almirante italiano amante da Boubou...
Muggiati

Editor disse...

Grande cinéfilo, grande lembrança. E grande Madame Hortensia, a Bouboulina, interpretada pela Lila Kedrova.

Ebert disse...

Só se fala em Bouboulina nas parece que o navio mesmo é inocente, os donos dizem ter provas. Será que o Brasil forçou a barra para arrumar um culpado?

J.A.Barros disse...

Mas tem de haver uma causa e o causador da tragédia. Esse vazamento não ocorre por acaso. Alguém ou uma casualidade abriu a torneira despejando todas essas toneladas de óleo cru em águas brasileiras. Tem de haver um culpado.

Eneida disse...

Irene Papas interpretou o capitã Bouboulina em filme épico

J.A.Barros disse...

Há algo de podre sob este céu azul brasileiro. Essas toneladas de óleo cru não surgiram por acaso nas água dos mares nordestinos. Algum erro humano desencadeou essa tragédia, mas limpar esses mares levará muitos anos de trabalho, paciência e criatividade nesse processo de limpeza.