sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Halloween - Sabia disso? Bruxos atendiam clientes em agência bancária... Foi ontem, em Botafogo

por O. V. Pochê

O bordão "Halloween é o cacete" é da coluna do Ancelmo Góis, no Globo, a propósito do excesso de estrangeirismos de linguagem. Mas além do idioma, a invasão 'alienígena' também assedia comportamentos. O halloween, comemorado ontem, começa a ganhar ares e vassouras de festa popular.

Em pelo menos uma agência bancária do Rio, caixas atendiam os clientes vestidos de bruxas e bruxos. Aposentados que foram receber os caraminguás do fim de mês podiam pensar que já haviam sido teletransportados dessa para, espera-se, uma melhor. Para os jovens, o programa foram as centenas de festas particulares ou pagas que assombraram noites e madrugadas

Pensando bem, o Brasil já vive um ano de terror - às vezes tão ridículo que beira o terrir - liderado por duendes políticos ensandecidos.

Halloween, como se sabe, era inicialmente um festival celta que marcava o fim do verão, não tinha relação com bruxas. Essa ligação foi feita pelos católicos, a partir do Século II, para afastar os cristãos das celebrações pagãs e marcá-las como "coisa do diabo". Com o tempo, o Haloween ganhou conotação de "festa dos mortos". Foi levado pelos colonos para os Estados Unidos e, retrofitado, virou diversão.

O que não se esperava é que viesse parar em um caixa bancário de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Bom, faz sentido: com as taxas de juros que os bancos cobram dos seus clientes, ser atendido por bruxos não é fantasia: é puro terror. Trick or treat?

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Tem razão ao afirmar que o "Halloween " era uma festa de origem celta. Não errei, quando num post no facebook, disse que era uma festa irlandesa. Ora, os irlandeses tiveram as suas origens no povo celta que acredita–se serem os primeiros a habitarem aquela região, que se extendia até a Escócia, e que herdaram dos celtas as suas histórias e lendas. Esse povo celta tinha muita habilidade no trabalho com ferro e se tornaram especialista em construir armaduras, escudos e espadas. O povo iniciou a sua diáspora pela Inglaterra, atravessou o Canal da Mancha abordando a Europa até a Austria e chegou na Espanha ocupando uma parte que hoje é a Galícia. O povo celta foi um dos formadores da Europa Central.