domingo, 10 de novembro de 2019

Chile hoje, Brasil amanhã: a crise do neoliberalismo galopante...

Imagem/Reprodução
O Globo 10 -11 - 2019
Foi sem querer querendo? O Globo de hoje fez uma matéria sobre os protestos no Chile e acabou abordando indiretamente o Brasil de hoje e do futuro próximo.
O jornal ouviu pessoas comuns. "Minha mãe paga meu tratamento com dívidas", disse uma. "O custo da faculdade expulsou minha filha" queixou-se outra. "Ou temos comida poupamos para a velhice", protestou uma chilena que teme que o pai não consiga se aposentar. "Os novos políticos encheram os bolsos", denunciou um idoso.
Já ouviu isso em algum lugar?
São falas perfeitamente reproduzíveis no Brasil onde o drama é até pior. Em comum, os dois países têm a política econômica enquadrada no neoliberalismo selvagem e um nome: Paulo Guedes.
O atual ministro bolsonariano foi assalariado da ditadura chilena e a convite do governo Pinochet deu aulas em universidade chilena nos anos 1980 como parte da política de impor ao país o liberalismo galopante às custas da pobreza e das políticas sociais. Deu nisso.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Gente, se a história se repete, nós estamos ferrados.

Prof. Honor disse...

A política elitista e destruidora do operador de mercado Guedes já é suficiente para fazer a história se repetir. Esse ministro é um predador social. É o típico cara que estudou para ser um completo ignorante.